"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO DA RAINHA

Os espectáculos do Teatro da Rainha têm corrido continentes e a última paragem foi no festival da União dos Teatros da Europa, mas o próximo projecto ambicioso da companhia está já a ser preparado para a Nazaré.

Teatro da Rainha faz aposta sem precedentes na Nazaré

Espectáculo Ella - Teatro da Rainha

Os espectáculos do Teatro da Rainha têm corrido continentes e a última paragem foi no festival da União dos Teatros da Europa, mas o próximo projecto ambicioso da companhia está já a ser preparado para a Nazaré. O objectivo: transformar a cidade num imenso laboratório dramático.

O programa de acção, que está a ser ultimado com a Câmara Municipal da Nazaré, prevê a apresentação de quatro espectáculos de autores consagrados, a realização de acções de formação para todas as idades em parceria com a Universidade Sénior e a Academia Municipal das Artes, deslocações dos formandos ao Teatro Nacional São João (Porto) e às Caldas da Rainha e ainda a concretização de um acontecimento teatral comunitário.

Em cena na Nazaré estará a peça que a única companhia portuguesa convidada pela prestigiada União dos Teatros da Europa levou aos palcos do festival na Roménia: “Ella”, de Herbert Achterbusch. Ao palco subirão também “O Médico à Força”, de Molière, “O Coche do Santíssimo Sacramento” de Prosper Mérimée (autor da célebre “Cármen”) e “O Fim do Princípio” de Sean O'Casey.

Tendo como palco a nova Biblioteca da Nazaré, o Teatro da Rainha propõe-se ainda a apresentar o espectáculo “Uma Noite na Biblioteca”. Com base no texto Jean-Cristophe Bailly, a peça é uma incursão nas potencialidades enigmáticas dos livros.

Ao nível da formação, o Teatro da Rainha pretende promover cursos de teatro para adolescentes e adultos e ainda oficinas de expressão dramática vocacionadas para as crianças. Numa abordagem interdisciplinar, a companhia ministrará oficinas de dramaturgia, improvisação, interpretação, escrita e de História do teatro universal e do teatro português e propiciará aos seus alunos viagens ao Porto (Teatro Carlos Alberto/Teatro Nacional São João) e às Caldas da Rainha, onde poderão a assistir a espectáculos de maior envergadura (“Weisman e Cara-Vermelha”, de George Tabori, e “A Estação Inexistente”, de Rocco D´Onghia e Luigi Pirandello). As aulas na Universidade Sénior já estão em curso desde terça-feira, 4 de Novembro.

Perseguindo sempre uma lógica de serviço público, o Teatro da Rainha propõe-se ainda intervir junto da comunidade, desafiando a população a participar numa peça que alude ao universo do mar e da pesca. Para esse fim, a companhia recrutará mais de duas dezenas de actores amadores, fornecendo apoio ao nível da cenografia, figurinos e produção. Do elenco da peça constará ainda um actor profissional.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,491,583