Notícias
PONTA DELGADA INICIA COMEMORAÇÕES DE NATAL
Mais de 40 eventos com centenas de intervenientes para milhares de pessoas fazem o programa sócio-cultural de animação de Natal e de Ano Novo da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Mais de 40 eventos com centenas de intervenientes para milhares de pessoas fazem o programa sócio-cultural de animação de Natal e de Ano Novo da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Desde a inauguração da iluminação decorativa de Natal, a 14 de Novembro, no centro histórico, até à realização do grande Concerto de Ano Novo, no Coliseu, a 10 de Janeiro de 2009, o programa natalício promete uma animação diária, que dinamizará o comércio tradicional e oferecerá um programa cultural diversificado aos munícipes e a que visita o concelho, num objectivo estratégico de consolidar a qualificação turística de Ponta Delgada.
Em Conferência de Imprensa realizada, esta manhã, a Presidente da Câmara Municipal, Berta Cabral referiu que “a preparação de Ponta Delgada para a Quadra Natalícia, antecipada em função das necessidades próprias dos comerciantes locais, traduziu-se na instalação de um sistema de iluminação decorativa com motivos diferentes e dimensão superior em relação aos anos anteriores”. Só para se ter uma ideia, o investimento público, só na iluminação, que se manterá em funcionamento até 11 de Janeiro de 2009, ronda os 300 mil euros e beneficia o centro histórico da cidade em mais de 50 áreas de intervenção – como ruas, praças, largos e jardins – desde a Rua de Lisboa à Avenida D. João III, envolvendo todas as unidades hoteleiras da cidade.
Como já foi referido, a festa da inauguração da iluminação ocorre no próximo dia 14, a partir 17h30, junto aos Paços do Concelho, com a participação de diferentes animadores culturais. Entretanto, até ao final do ano, Ponta Delgada conta com animação cultural no centro histórico da cidade mas, também, em freguesias rurais do concelho – como Relva, Feteiras, Ginetes, Remédios e Ajuda da Bretanha – “num esforço simultâneo de dinamização e de descentralização”, sublinhou a autarca.
Segundo referiu, o vasto e variado programa de actividades artísticas conta com o envolvimento directo de muitos dos agentes culturais de Ponta Delgada, como a Orquestra Ligeira e a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, o Coro Infantil e o Orfeão da Associação Edmundo Machado de Oliveira, a secção rítmica da Associação Musical “Tradições”, os músicos Emanuel Paquete e Álvaro Pimentel, a Banda Com Fusão, a tuna mista, a tuna masculina e a tuna feminina da Universidade dos Açores.
Como sempre, a animação da cidade merecerá uma especial incidência no tradicional “Dia das Montras” e depois, nas tardes de 16 a 22 de Dezembro, além da oferta de animação aos comerciantes e consumidores, com a actuação de músicos itinerantes pelas ruas da cidade, estará em funcionamento de um parque infantil com diversões insufláveis no Largo da Matriz, para que as crianças possam brincar em segurança, enquanto os pais fazem compras.
Contudo, a grande novidade deste ano do programa de Natal é a Pista de Gelo “Ponta Delgada On Ice”, a instalar no Campo de S. Francisco, que funcionará todos os dias entre as 10 e as 23 horas, já a partir de 20 de Novembro. As manhãs serão especialmente dedicadas à participação gratuita das crianças das escolas e ATLs do concelho, para além de que os clientes do comércio tradicional terão também acesso facilitado a esta estrutura pioneira em Ponta Delgada.
O programa festivo da autarquia culmina com a celebração popular da Passagem de Ano, nas Portas da Cidade, que terá um espectáculo com os “Santos & Pecadores”, como cabeças-de-cartaz. Há meia-noite haverá o sempre esperado espectáculo piromusical, nos primeiros 12 minutos do ano de 2009, com concentração na baía de Ponta Delgada e, também, com apontamentos pirotécnicos no prolongamento da avenida litoral para S. Roque.
Refira-se, ainda, que a oferta cultural de Ponta Delgada no período festivo, é da directa responsabilidade da empresa municipal ANIMA, incluindo ainda a organização de duas exposições, que estarão patentes ao público no Centro Municipal de Cultura até ao final deste ano: a exposição de presépios da colecção particular de Fernando Flor de Lima, a partir do dia 13, e a exposição colectiva de pintura integrada nas comemorações nacionais do Ano Vieirino, a inaugurar a 21de Novembro.
Ao mesmo tempo, o Coliseu Micaelense apresenta a sua programação de Natal e Ano Novo, que começa a 30 de Novembro com o espectáculo comemorativo dos 50 anos de carreira de Frei Hermano da Câmara, prossegue com o musical “Peter Pan” e o tradicional “Circo de Natal” e culmina com o “Baile de Reveillon” e o “Grande Concerto de Ano Novo” a 10 de Janeiro, desta vez integrado na digressão europeia da “Strauss Philarmonic Orchestra”.