Notícias
RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES É ACTO DE JUSTIÇA
Com o Reconhecimento Municipal a nove professores e à Associação de Solidariedade Social dos Professores, a Câmara de Ponta Delgada assinalou, solenemente, o Dia Mundial do Professor e prestou homenagem a toda a classe docente.
Com o Reconhecimento Municipal a nove professores e à Associação de Solidariedade Social dos Professores, a Câmara de Ponta Delgada assinalou, solenemente, o Dia Mundial do Professor e prestou homenagem a toda a classe docente.
Eduardo de Andrade Pacheco, Carlos Manuel da Silva Medeiros, Ana Maria Neto Viveiros, Maria Zulmira Gama, Luís Tavares dos Reis, Maria Luísa Almeida Silva, Mariana Sequeira Dias, Urselina Mota Simas e Manuel João Melo, bem como a Associação de Solidariedade Social dos Professores, nos Açores, foram os homenageados, bem como o professor Rubens de Almeida Pavão, embora que, não formalmente, por sua vontade expressa. Contudo, coube ao professor Rubens de Almeida Pavão um momento de destaque da cerimónia, com o lançamento da primeira grande resenha histórica do ensino primário em Ponta Delgada, de sua autoria, no livro “Memórias do Ensino Primário do Concelho de Ponta Delgada”.
Para a Presidente Berta Cabral, a cerimónia que assinalou o Dia Mundial do Professor revestiu-se de um significado simbólico, uma vez que, defendeu, “através dos docentes que receberam, formalmente, o Diploma de Reconhecimento Municipal, a Câmara Berta Cabral sublinhou o “dever de consciência” e o “sentido de profundo reconhecimento” da edilidade a todos os “que se distinguiram de forma exemplar em benefício da educação em geral – alguns no ensino secundário, muitos no ensino preparatório, mas, todos no ensino primário”.
Aliás, a Presidente de Câmara quis destacar a importância dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e a necessidade de se reconhecer e valorizar a sua missão, defendendo que estes docentes “a verdadeira locomotiva do processo de aprendizagem das mais novas gerações da nossa sociedade”. A Presidente da Câmara de Ponta Delgada afirmou que os antigos professores primários são “os alicerces de aprendizagem para os níveis de ensino seguintes”, sustentando que a “sua missão é absolutamente determinante para a formação de personalidades”.
Na sessão solene da noite de quinta-feira, Berta Cabral assegurou, ainda, o comprometimento da Câmara no lançamento do segundo volume do livro do Professor Rubens Pavão, em 2009, garantindo a colaboração para a previsível necessidade de um terceiro e último volume que complete efectivamente esta obra “sem paralelo”. O primeiro volume de “Memórias do Ensino Primário no Concelho de Ponta Delgada” foi apresentado pelo professor Teixeira Dias, e compreende o levantamento do ensino em Ponta Delgada no período de 1772 a 1939.