Notícias
LIVRARIA MANUEL FERREIRA
A Livraria Manuel Ferreira promove mais um importante leilão de livros, constituído por cerca de 2500 peças pertencentes à biblioteca do ilustre advogado e bibliófilo Dr. José Joaquim de Oliveira Bastos.
A Livraria Manuel Ferreira promove mais um importante leilão de livros, constituído por cerca de 2500 peças pertencentes à biblioteca do ilustre advogado e bibliófilo Dr. José Joaquim de Oliveira Bastos.
Este Leilão decorrerá entre os dias 4 e 14 de Novembro, pelas 21 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto. A exposição terá lugar no mesmo local a partir do dia 3 de Novembro, entre as 15h e as 18h.
Para além desta valiosa biblioteca, será ainda posto em praça um importante e valioso acervo epistolar, de grande importância para a história da Arte em Portugal, dirigido ao grande investigador Dr. Flávio Gonçalves, por correspondentes portugueses e estrangeiros de grande notoriedade, dos quais se destacam os nomes de Robert Smith, José Régio, Reinaldo dos Santos, José-Augusto França, Bernardo Ferrão, Nogueira Gonçalves, Pedro Dias, Adriano de Gusmão, Rocha Madahil, E. Veiga de Oliveira, L. Reis Santos, Veríssimo Serrão, Santos Simões, entre muitos outros.
Serão também apresentados para venda três preciosos cadernos, com desenhos e apontamentos da autoria do Pintor João Glama Ströeberlle, de alto valor e importância para a história da arte portuguesa do século XVIII.
Destacam-se ainda um álbum de poesias e pinturas que decerto pertenceu a Maria da Felicidade do Couto Browne, que apresenta uma poesia manuscrita pelo punho de Camilo, datada de 15 de Março de 1853; um retrato de Fanny [Owen ?] gravado num dente de cachalote; Cartas autografas de Alexandre Herculano, Almeida Garrett, António José de Ávila e Bolama, José Ferreira Borges, José Luciano de Castro, Filipe Folque, Anselmo Braancamp Freire, Duque de Loulé, Augusto Nobre, António Correia de Oliveira, Duque de Saldanha, etc.
Da Biblioteca propriamente dita sobressaem: o raríssimo Missal Bracarense de Fr. Baltasar Limpo, notável monumento litúrgico e tipográfico que muito enriqueceu a Igreja e a Cultura Portuguesa, impresso na cidade francesa de Lyon em 1558; um invulgar conjunto de Sebentas litografadas, do século XIX, para uso dos estudantes na Universidade de Coimbra; raras edições de Camilo Castelo Branco [Horas de Lucta, 1889, de que se imprimiram apenas 32 exemplares; Agostinho de Ceuta, 1847; Maria! Não me mates, que sou tua Mãe!, 1848]; José Régio [Biografia, 1929; Poemas de Deus e do Diabo, 1925]; Miguel Torga [Rampa, 1930; Abismo, 1932; Bichos, 1940]; Antero de Quental [Raios de Extincta Luz, 1892]; Eça de Queirós [O Mandarim, 1880; Diccionário de Milagres, 1900]; António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luis, José Ferreira Borges, Raul Brandão, Guerra Junqueiro, Pedro Homem de Melo, Wenceslau de Moraes, Teixeira de Pascoaes, Alberto Pimentel, José Cardoso Pires, Aquilino Ribeiro; etc.
Mais informação aqui: http://livrariamanuelferreira-leiloes.blogspot.com