Notícias
MOVIMENTO UPA
Mariza e Boss AC assinam 9º canção anti-estigma. Sob o tema “desespero / esperança”, é através da música “Alguém me ouviu” que Mariza e Boss AC dão o seu contributo para o Movimento UPA – Unidos para Ajudar.
Encontrar-Se lança “Alguém me ouviu” do Movimento UPA
Sob o tema “desespero / esperança”, é através da música “Alguém me ouviu” que Mariza e Boss AC dão o seu contributo para o Movimento UPA – Unidos para Ajudar. Esta é a 9ª e penúltima música lançada pela associação Encontrar+se no âmbito da campanha contra o estigma associado às doenças mentais. Já no próximo mês, as músicas da campanha Uma Música pela Saúde Mental serão apresentadas em CD e DVD.
O grande objectivo do Movimento UPA é alertar para a necessidade de uma mudança de mentalidades na forma como a doença mental é encarada na sociedade.
O Movimento UPA, sob o lema “Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais”, começou no dia 10 de Janeiro com o lançamento da primeira música. Desde então, todos os meses (com interrupção em Junho), tem sido divulgada uma canção alusiva aos temas propostos pela Encontrar+Se, tendo sempre como ponto de partida duas palavras/atitudes antagónicas.
Em Novembro, a associação Encontrar+Se reúne em CD e DVD todos os temas lançados nos últimos meses, juntamente com o restante material (ilustrações, filmes, entrevistas) que integram a campanha.
Oiça “Alguém me ouviu” - http://www.encontrarse.pt/upa08/index.html
A campanha anti-estigma / pró saúde mental da Encontrar+se
A campanha anti estigma promovida pela Encontrar+se, onde se insere o movimento UPA, foi lançada em Outubro de 2007, tendo como principal objectivo iniciar um processo de sensibilização do público para as doenças mentais e chamar a atenção para o estigma que lhes está associado, através de um projecto positivo e construtivo que se desenvolverá de forma continuada no tempo.
Simultaneamente, procura também contribuir para a gradual substituição dos estereótipos ligados à doença mental, que contribuem para a discriminação e isolamento das pessoas que sofrem directa e indirectamente com estas doenças, no sentido de melhorar as atitudes de que são alvo.
A promoção do aumento do conhecimento da natureza das doenças mentais e alternativas de tratamento, no sentido de incentivar a atempada procura de ajuda, bem como possibilitar a gradual diminuição do peso associado à doença mental, são também dois dos objectivos a alcançar com esta campanha.
Mais informações sobre esta iniciativa em www.encontrarse.pt.
Sobre as Doenças Mentais
Em Portugal estima-se que a prevalência de perturbações psiquiátricas na população geral ronde os 30%. Aproximadamente 12% das doenças mentais são perturbações psiquiátricas graves.
Sobre a Associação Encontrar+Se
A “Encontrar+Se” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida de utilidade pública, sem fins lucrativos, que surge da necessidade de desenvolver soluções para as dificuldades encontradas no desenvolvimento, implementação, avaliação e investigação de respostas adequadas às exigências próprias da reabilitação psicossocial da pessoa com doença mental grave.
“A estigmatização dos doentes mentais continua a ser uma realidade. As pessoas doentes ou diminuídas mentais confrontam-se com medos e preconceitos que aumentam o seu sofrimento pessoal e agravam a sua exclusão social” (Livro Verde sobre a saúde mental, 2006).