Notícias
ESCULTURA EM AREIA
No centro tradicional da cidade da Marinha Grande, começou hoje a ser construída uma escultura com 30 toneladas de areia, pelo artista José Fernandes Alexandre.
Até dia 14 de Setembro
Escultura em areia na Praça Guilherme Stephens
Na Praça Guilherme Stephens, no centro tradicional da cidade da Marinha Grande, começou hoje a ser construída uma escultura com 30 toneladas de areia, pelo artista José Fernandes Alexandre. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande e estende-se até 14 de Setembro, data em que decorrerá um workshop gratuito de escultura de areia.
A iniciativa integra-se no programa da 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande e consiste na demonstração de construção de escultura de areia. Até ao próximo sábado, o escultor José Alexandre Fernandes vai erguer uma obra de arte, alusiva a elementos patrimoniais da Marinha Grande, evocando também a Bienal de Artes Plásticas. A obra estará concluída no sábado, 13 de Setembro. O artista, de reconhecido mérito, pode ser visto a trabalhar das 10h às 19h.
No domingo, das 10h às 19h, decorrerá um workshop de escultura de areia, dirigido pelo escultor José Fernandes Alexandre. Os participantes terão oportunidade de conhecer as técnicas de construção de escultura de areia e executar a sua própria obra. Podem participar crianças e adultos, sendo a participação gratuita e não sendo necessária inscrição prévia.
A escultura de areia
Uma escultura de areia é uma construção feita unicamente de areia e água. Utilizando a areia e a técnica adequadas, praticamente qualquer forma pode ser criada. Além do tradicional castelo de areia é possível construir diversas formas arquitectónicas, bem como figuras de objectos, pessoas ou animais.
O primeiro trabalho é o de empilhar areia de acordo com o projecto da escultura e misturá-la com água até conseguir um material compacto, que será depois delicadamente esculpido, utilizando escovas e pequenos instrumentos.
Não só o resultado final, mas também a própria realização de uma peça de arte deste tipo constitui uma enorme atracção para o público que passa e se deixa envolver na magia e no espectáculo suscitado por esta forma de expressão artística.
Em princípio, uma escultura pode ser feita com todos os tipos de areia. Contudo, o tipo de areia a utilizar determina o resultado final, nomeadamente a durabilidade, a forma e a altura da peça. A areia ideal para esta forma artística deve ser fina, ter um grão angular, ter sofrido menor erosão e conter um mínimo de 20% de argila, independentemente da sua origem. A quantidade de areia a utilizar depende da dimensão da peça a ser realizada. Por exemplo, uma escultura de três metros de altura necessitará, aproximadamente, entre quarenta e cinquenta toneladas de areia.
As esculturas podem variar entre 10 a 500 toneladas. Uma escultura de cerca de 2 metros de altura leva cerca de 15 toneladas de areia. Em projectos de equipa podem criar-se esculturas gigantes de 14 ou mais metros de altura. Uma escultura detalhada de três metros de altura pode ser realizada por um escultor profissional em três dias de trabalho intenso (8 a 10 horas diárias).
Após anos de experiência com os mais variados tipos de areia, tornou-se possível criar esculturas que podem ser exibidas ao público e resistir durante meses aos factores de erosão naturais como a chuva e o vento. O recorde de longevidade de uma escultura em areia é de dois anos, situada na Califórnia. Num compartimento fechado e acondicionado, as esculturas podem resistir muitos anos.
Currículo do escultor
José Fernandes Alexandre nasceu em Covilhã, em 1972. Tem formação nas áreas de escultura, pintura, história de arte, técnicas de utilização do vidro, entre outras.
Participou em: Campeonato Internacional de Escultura em Areia – Jardim Botânico de Moscovo, na Rússia (2008); Mostra Colectiva Internacional de escultura em areia – Antalya, Turquia (2008); no Festival Internacional de Escultura em Areia – FIESA de 2004 a 2008; Campeonato Internacional de Escultura em Areia – Figueira da Foz em 2004 e 2005; entre muitos outros eventos.
Expôs os seus trabalhos em diversos locais do País. Está representado em várias colecções particulares, referenciado em diversas biografias, publicações e emissões televisivas.