Notícias
MESTRADO EM CRÍTICA DE ARTE
Mestrado inovador e único na Península Ibérica em formação especializada na Escola das Artes da Universidade Católica.
O Mestrado em Crítica de Arte da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, é único a nível ibérico. Esta formação inovadora destina-se a vários tipos de público, nomeadamente galeristas, jornalistas, artistas, historiadores de arte, professores do ensino secundário, especialistas da cultura e da informação, coleccionadores privados, entre outros.
Com início no próximo ano lectivo de 2008/09, o Mestrado em Crítica de Arte surge da necessidade de oferecer uma formação especializada para o exercício da crítica da arte contemporânea, que se caracteriza pela complexidade interdisciplinar das expressões artísticas actuais.
Pretende-se com este Mestrado a formação específica numa área de crescente importância na comunicação social, o desenvolvimento da natureza académica na investigação e na inovação, e o aprofundamento de competências profissionais. Para isso, serão desenvolvidas três áreas fundamentais: bases teóricas das correntes estéticas e do próprio conceito de crítica de arte; gramáticas de leitura das artes contemporâneas; e ferramentas específicas para o exercício da crítica de arte.
A formação em Crítica de Arte da Escola das Artes tem como objectivos fulcrais a especialização na expressão escrita (para que se consiga uma distância teórica em relação aos fenómenos que se analisa) e a aproximação aos vários formatos dos diferentes meios de comunicação actuais como canais específicos da crítica de arte.
Coordenado por Yolanda Espiña, o Mestrado em Crítica de Arte é uma formação especializada que se caracteriza pela transversalidade, rigorosa contemporaneidade e enquadramento num contexto teórico marcado pela independência de abordagem e pelo rigor interpretativo.
Além do corpo docente especializado nas áreas científica e educacional, o Mestrado em Crítica de Arte terá também colaboração regular com docentes portugueses e estrangeiros, além de convidados pontuais de renome nacional e internacional.
Curso destina-se a um público vasto que vai desde galeristas, a jornalistas, artistas, historiadores, entre outros
Inscrições abertas até 17 de Setembro.