"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO VIRIATO

Nova temporada do Teatro Viriato arranca a 13 de Setembro. Durante os próximos meses, o Teatro Viriato vai acolher regressos inspirados, alicerçar a vontade criadora de jovens artistas, oferecer o palco a valores artísticos incontornáveis e invadir outros espaços da cidade de Viseu.


Nova temporada do Teatro Viriato arranca a 13 de Setembro

Estamos na recta final do ano de 2008 que tem sido, sem dúvida, um dos mais belos da história do Teatro Viriato. Este final de percurso anuncia-se algo bucólico, como uma espécie de caminhada para o novo ano, em deleite. Toda a programação foi desenhada no sentido de preencher e satisfazer as expectativas dos mais exigentes, mas também de cativar os mais reticentes em matéria de fruição da vida de um Teatro.

Paulo Ribeiro

Durante os próximos meses, o Teatro Viriato vai acolher regressos inspirados, alicerçar a vontade criadora de jovens artistas, oferecer o palco a valores artísticos incontornáveis e invadir outros espaços da cidade de Viseu. O dossiê de imprensa com toda a programação do próximo quadrimestre já está disponível em www.teatroviriato.com.

Anita vai a Nada / Supernova é o título da criação que o Teatro Praga estreia no Teatro Viriato, em Outubro, e um dos ingredientes de uma programação intensa para um final de ano em deleite. A 13 de Setembro, Júlio Pereira, o homem que ficou conotado com o cavaquinho regressa com Geografias, transportando o público para outras latitudes e culturas musicais. Cabe ao multi-instrumentista abrir a temporada que se estende até 20 de Dezembro.

Pelo foyer e pelo auditório do Teatro Viriato vão passar projectos musicais, como Olivetreedance, em que a música de dança é produzida apenas com instrumentos acústicos, como o didgeridoo (instrumento de sopro utilizado pelos aborígenes australianos). E ainda os já habituais concertos produzidos pela Bor Land que, desta vez, traz até Viseu La la la Ressonance e Alla Polacca. Ao lado destes nomes e no âmbito da música, o Teatro Viriato acolhe ainda Pedro Carneiro, que apresenta uma palestra sobre o mundo da percussão e um recital também de percussão a solo; Norberto Lobo, guitarrista lisboeta com grande capacidade expressiva e interpretativa; Norton, quatro rapazes de Castelo Branco que apresentam Kersche, segundo álbum de originais e Dead Combo, a dupla de Tó Trips e Pedro Gonçalves, que encarnam duas personagens que poderiam ter saído de uma banda desenhada. A 20 de Dezembro é a vez do coro infantil da Universidade de Lisboa se apresentar na Igreja do Seminário Maior de Viseu, num concerto natalício onde serão interpretadas duas belas obras corais.

Começar a Acabar, Ella e Fassbinder-Café são as representações teatrais de luxo que vão habitar o palco do Teatro Viriato. Começar a Acabar, de Samuel Beckett, com banda sonora de Jorge Palma, valeu ao actor João Lagarto o Prémio da Crítica para Melhor Actor 2006 e o Globo de Ouro na mesma categoria. Ella é um espectáculo intimista, que junta em palco actores e público e foi construído a partir de uma memória pessoal da barbárie nazi. E por fim, com produção do Teatro Nacional S. João, Fassbinder-Café, dirigido por Nuno M. Cardoso, com a colaboração de Ricardo Pais, desvela uma série de aproximações à paráfrase que Fassbinder, cineasta alemão, fez de O Café, de Carlo Goldoni.

Na dança privilegia-se, mais uma vez, a celebração dos sentidos. Revisitaremos Fernando Pessoa, desta vez, em Feminine, a mais recente criação de Paulo Ribeiro. E ainda a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresenta três coreografias de Pedro Goucha Gomes, Vasco Wellemkamp e Henri Oguike. Por último, Israel Galván, intérprete que reinventou o Flamengo e já pisou palcos como o do Tanztheater, de Pina Bausch.

Para e com a comunidade também se multiplicam os projectos do Sentido Criativo: Cine-Teatro, orientado por criadores do Teatro Praga e onde se exploram as linguagens do cinema e do teatro; Tudo Gira, espectáculo e ateliê de Margarida Mestre que reinterpreta vocal e visualmente poemas de Jorge Sousa Braga e que propõe para os educadores, professores e agentes de acção educativa uma experiência na área do movimento e da voz; O Livro Mágico e O Ponto que se acrescenta ao conto, também espectáculo e oficina de incentivo à leitura e de exploração da narração oral são algumas das propostas. Dos joelhos para baixo, dirigido a público do ensino secundário e superior, é um projecto de Márcia Lança e a partir do qual, o Teatro Viriato convidou o arquitecto, Luís Seixas para uma conversa com a artista sobre a construção de cidades. E ainda, Barulhada que, com música ao vivo explora o movimento e o som que o corpo pode produzir. Além do espectáculo haverá o workshop Barulhada em que a intérprete, Tânia Carvalho explora o modo como o espectáculo foi construído. O Teatro Viriato acolhe também Filmes da Terra do Pai Natal, um filme-concerto pelo Space Ensemble. Entre as películas a musicar, ao vivo, estão curtas-metragens do realizador Heikki Prepula e episódios dos filmes Tootletubs & Jyro.

Com o intuito de premiar as pessoas mais atentas e interessadas na programação do Teatro Viriato e assinalar os 10 anos de programação regular deste centro de artes, o Teatro Viriato lança este quadrimestre o Sorteio Teatro Viriato / 10 anos. Cada pessoa poderá habilitar-se ao sorteio mediante o preenchimento de um formulário disponível em papel e no sítio oficial do Teatro Viriato na Internet. O sorteio realiza-se no dia 22 de Dezembro de 2008, pelas 16h00. Aos vencedores serão atribuídos “livres trânsito” para espectáculos programados pelo Teatro Viriato em 2009 e produtos de eco-merchandising.

Programação

13 Setembro, 21h30
Geografias Música

17 Setembro, 22h00
Olivetreedance Foyer/Café-concerto

25 Setembro, 22h00
La la la Ressonance Música

26 e 27 Setembro, 21h30
Começar a Acabar Teatro

03 Outubro, 18h30, Local: Conservatório Regional de Música de Viseu
Búzios, Latas e Ossos! Uma viagem pelo mundo da percussão Sentido Criativo

03 Outubro, 21h30
Pedro Carneiro Sonatas, Jogos e Aventuras Música

10 e 11 Outubro, 21h30
Feminine Dança

13 a 17 Outubro, 21h30
Cine-Teatro Sentido Criativo

15 Outubro, 21h30
Norberto Lobo Foyer/Café-concerto

18 Outubro, 21h30
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo Dança

23 Outubro, 22h00
Alla Polacca Foyer/Café-concerto

23 e 24 Outubro
ESTREIA ABSOLUTA
Anita vai a Nada / Supernova Sentido Criativo

28 e 29 Outubro, 10h30 e 15h30
Tudo Gira Sentido Criativo

28 e 29 Outubro, das 19h30 às 22h30
Atelier Tudo Gira Sentido Criativo

31 Outubro e 01 Novembro, 21h30
Ella Teatro

01 Novembro a 14 Dezembro
Instalação áudio Foyer

04 e 05 Novembro, 10h30 e 15h30
O Livro Mágico Sentido Criativo

04 e 05 Novembro, das 19h30 às 22h30
O ponto que se acrescenta ao conto Sentido Criativo

05 Novembro, 22h00
Norton Foyer/Café-concerto

08 Novembro, 21h30
Dead Combo Música

13 e 14 Novembro
Dos joelhos para baixo Sentido Criativo

20 a 22 Novembro
Barulhada Sentido Criativo

20 e 21 Novembro
Workshop Barulhada Sentido Criativo

28 e 29 Novembro, 21h30
Fassbinder-Café Teatro

05 e 06 Dezembro
Filmes da Terra do Pai Natal Filme-concerto/Sentido Criativo

13 Dezembro, 21h30
La Edad de Oro, por Israel Galván Dança

20 Dezembro, 18h00
A ceremony of Carols, de Benjamin Britten e Presente de Natal para as crianças, de Benjamin Britten Música

www.teatroviriato.com


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,495,475