Notícias
JOAQUIM JORGE DUARTE MEDALHADO
A Câmara de Santarém vai atribuir a medalha de ouro da cidade, a título póstumo, a Joaquim Jorge Duarte que ficou conhecido como “Diabo” de Pernes, sua terra natal, pela luta que empreendeu pela despoluição do rio Alviela, no próximo dia 6 de Setembro, às 17 horas.
Santarém atribui medalha de ouro a Joaquim Jorge Duarte “Diabo”
A Câmara de Santarém vai atribuir a medalha de ouro da cidade, a título póstumo, a Joaquim Jorge Duarte que ficou conhecido como “Diabo” de Pernes, sua terra natal, pela luta que empreendeu pela despoluição do rio Alviela, no próximo dia 6 de Setembro, às 17 horas. Para além da medalha de ouro vai ser colocado o busto de Joaquim Jorge Duarte junto à sua antiga casa (Ponte Romena de Pernes).
A decisão da atribuição da medalha de ouro a “Diabo” fundador da Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela (CLAPA) foi decidida por unanimidade, numa sessão ordinária, realizada no passado dia 25 de Agosto.
Joaquim Jorge Duarte, que morreu em 1991, também se distinguiu pela defesa dos valores da democracia, da cidadania e da natureza na segunda metade do século XX.
O “Diabo” foi uma das figuras mais carismáticas da freguesia de Pernes, tendo-se distinguido pela sua luta em defesa da despoluição do rio Alviela. Em 1957 teve o arrojo de organizar um abaixo-assinado dirigido a Salazar. Em Janeiro de 1970 recolheu amostras de água do Alviela em garrafões e levou-as à Assembleia da República.
Segundo o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, a evocação desta personalidade invulgar estará sempre associada à defesa do rio Alviela, no combate contra a sua destruição, à afirmação do princípio da vida sobre a determinação da morte. “A acção do Diabo, e dos seus companheiros, pelo Alviela, alastrou a vagas crescentes e entusiastas, ultrapassou os limites do concelho e transformou esta causa num objectivo nacional”, pode ler-se na proposta feita pelo autarca e aprovada pelo executivo. Uma iniciativa que corresponde a várias recomendações emanadas da Assembleia Municipal.
A cerimónia ficará também marcada com uma grande festa no Largo do Rossio em Pernes. A partir das 19 horas, há animação musical e às 22 horas, Fernando Tordo & Stardust Orchestra sobem ao palco, para um grande concerto das músicas de uma vida. O concerto, insere-se na digressão nacional do cantor com a Stardust Orchestra, que conta com 24 músicos sob a direcção artística do Maestro Pedro Duarte, director musical, pianista e maestro do programa “Herman SIC”.
“Lisboa de Feira”, “Tourada”, “Adeus tristeza” e “Só ficou o amor por ti”, serão alguns dos muitos temas revisitados.