"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA

A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza actividades culturais na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em S. Pedro de Moel, no próximo sábado, 16 de Agosto. Será apresentado o livro “Contos a Oeste” de Ana Cristina Luz, às 18h30, e realizado um concerto pela Sociedade Artística Musical dos Pousos. A entrada é gratuita.

Casa-Museu Afonso Lopes Vieira recebe a 16 de Agosto
Apresentação de livro de Ana Cristina Luz e concerto

A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza actividades culturais na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em S. Pedro de Moel, no próximo sábado, 16 de Agosto. Será apresentado o livro “Contos a Oeste” de Ana Cristina Luz, às 18h30, e realizado um concerto pela Sociedade Artística Musical dos Pousos. A entrada é gratuita.

O livro “Contos a Oeste”, de Ana Cristina Luz, premiado no concurso Prémio Literário Região de Leiria e Oeste / IPL 2008, será apresentado no dia 16 de Agosto, pelas 18h30, pela Professora Doutora Cristina Nobre.

A obra é editada pela Textiverso, integrada na Colecção Mosaico. De acordo com a editora, “escritos em tempos distintos mas com predisposições criativas de igual intensidade, os «Contos a Oeste» lêem-se a sul ou a nascente com a mesma sensação de os estarmos a ler na direcção dos sonhos que entretecem o nosso imaginário. Terá sido esse sortilégio que cativou o júri encarregado de apreciar este conjunto de cinco contos, de uma produção mais vasta que ascende já a uma dezena de títulos”.

«Assim se atribuiu o segundo prémio a Contos a Oeste, de Ana Cristina Luz. É uma escrita segura e adulta de quem terá já aprendido, com o tempo, com a experiência, a eliminar o supérfluo e a concentrar-se no ponto luz de onde pode emergir o belo. Eivados de criatividade e, não raro, de funda emoção, transportam-nos estes contos para um universo, ora de pretensa magia, ora de cru realismo, que logra transmitir ao leitor um alfobre de desencontradas emoções.» - Carlos André, na sessão de divulgação dos contemplados do Prémio Literário Região de Leiria e Oeste 2008, promovido pelo IPLeiria.

Ana Cristina Luz é licenciada em Tradução pelo I.P.L., e nasceu em 1960 na vila de Maceira, concelho de Leiria, residindo actualmente em S. Pedro de Moel, concelho de Marinha Grande.

Tem contos e artigos publicados em diversos jornais e revistas em Portugal e no estrangeiro, integrando algumas antologias. É detentora do Prémio Afonso Lopes Vieira (Leiria), em 2001, de dois primeiros lugares no Prémio Literário Rodrigues Cordeiro (Cortes, Leiria) e, entre outros, de uma menção honrosa no Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes (Portimão), em 2003. A convite do Instituto Camões participou em 2003 na 1.ª Feira do Livro Lusófono, em Timor Leste, e no “8º Foro International por el Fomento del Libro y la Lectura”, na Argentina.

Entre os títulos já publicados contam-se: Timor – Histórias com lendas (2002), ed. Universidade de Aveiro; Três viagens e uma história que quase não acontecia (2004), ed. Câmara Municipal de Portimão; O dia em que quase perdemos o 5 (2005), ed. Livros Horizonte; O pequeno trevo (2005), ed. A.P.P.C. Leiria; e Histórias à beira-mar (2005), ed. Folheto. Foram ainda editados pela Câmara Municipal da Marinha Grande os livros: "O ganso que namorava a lua", "Guilherme, o grãozinho de areia", "À descoberta" e "Vidrito".

Às 21h30 do dia 16 de Agosto, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira apresenta o “Concerto de Agosto”, pela Sociedade Artística Musical dos Pousos, que promete excelentes momentos musicais, como, aliás, é apanágio da SAMP.

Ambas as iniciativas têm entrada gratuita.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,495,195