Notícias
APORDOC ORGANIZA PROGRAMAÇÃO NO CCB
Durante o mês de Agosto a Apordoc apresenta em co-produção com o CCB um ciclo de 4 documentários integrados na programação CCB FORA DE SI.
Durante o mês de Agosto a Apordoc apresenta em co-produção com o CCB um ciclo de 4 documentários integrados na programação CCB FORA DE SI. A pedido do CCB, escolhemos quatro filmes correspondentes a 4 regiões geográficas indicadas pelo CCB:
- Brasil : “ônibus 174” , o documentário que revelou José Padilha (realizador de Tropa de Elite), mas ainda desconhecido em Portugal.
- América Andina : “Náufragos”, de Gonzalo Arijon, vencedor do último frestival de Amsterdão.
- Índia / Bangladesh : “Sand and Water” de Shaen Dill-Riaz, que apresentou no último doclisboa o extraordinário Ironeaters.
- Turquia : duas curtas metragens, de Orhan Eskikoy e Ozgur Dogan, “Each Dream is a Shattered Mirror” e “On the Way to Shool”, sendo que a segundo é apenas uma introdução a um filme que ainda se encontra em montagem sobre as dificuldades de um professor de língua turca numa região onde as crianças só falam curdo… O realizador Orhan Eskikoy estará presente para debater estes filmes, extremamente contundentes no quadro actual da política da Turquia.
P R O G R A M A
- Dias 8 e 10 de Agosto
22h30 – Pequeno Auditório CCB
Entrada Livre
Ônibus 174
de José Padilha
Brasil, 2002, 133´
Detentor de 23 prémios internacionais (incluindo um Emmy), Ônibus 174 é um dos documentários mais aclamados até hoje no Brasil. Com base em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, José Padilha apresenta uma investigação sobre o sequestro de um autocarro que teve lugar em 12 de Junho de 2000, no Rio de Janeiro. O realizador conta em paralelo a história da vida do sequestrador, estabelecendo um diálogo entre as duas narrativas. Trata-se de um discurso revelador das origens da violência no Rio de Janeiro.
- Dias 15 e 17 de Agosto
22h30 – Pequeno Auditório CCB
Entrada Livre
Náufragos
de Gonzalo Arijón
Uruguai, 127`
Vencedor do Joris Ivens Award em 2007, “Náufragos” retoma uma das mais extraordinárias histórias conhecidas sobre os limites do ser humano. Trinta e cinco anos depois da queda de um avião na cordilheira dos Andes, os sobreviventes do voo, que resistiram ao frio e à fome durante 72 dias a uma altitude de quatro mil metros, regressam ao cenário da épica aventura.
- Dias 22 e 24 de Agosto
22h30 – Pequeno Auditório CCB
Entrada Livre
Sand and Water (Areia e Água)
de Shaheen Dill-Riaz
Bangladesh, 2002, 109´
Primeiro filme do premiado realizador de “Ironeaters”, “Sand and Water” é um olhar poético sobre uma realidade social do seu país de origem. Atravessado por cerca de 200 rios e com uma população com mais de 100 milhões de habitantes, o Bangladesh vive ameaçado por constantes inundações, para além das dificuldades económicas com as quais lida. Este filme mostra a dignidade e a sabedoria das famílias de agricultores que vivem, por vezes, em pobreza extrema nas margens do rio Brahmaputra.
- Dias 29 e 31 de Agosto
22h30 – Pequeno Auditório CCB
Entrada Livre
Each Dream is a Shattered Mirror (Cada sonho é um espelho estilhaçado)
de Orhan Eskikoy e Ozgur Dogan
Turquia, 32´ Coskun é o filho mais velho de uma família que vive numa remota aldeia da Anatólia e que é preso como activista político durante o seu segundo ano da faculdade. O filme narra as consequências que o afastamento do filho provoca no seio da sua família nuclear, durante os nove anos de cativeiro. O filme termina com o regresso de Coskun...
On the Way to School (A caminho da escola)
de Orhan Eskikoy e Ozgur Dogan
Turquia (filme ainda em rodagem)
Numa remota aldeia turca, um professor esforça-se por ensinar turco às crianças curdas. As crianças não falam turco e o professor não fala curdo… Um ano de luta pelo entendimento e pela comunicação, simbolizando as dificuldades que os turcos e os curdos enfrentam nas suas relações actuais.