Notícias
PORTO "CAPITAL DO CARTOON"
800 desenhos de humor em 17 locais públicos no Museu Nacional da Imprensa no Porto.
800 desenhos de humor em 17 locais públicos
O PortoCartoon-World Festival espalha-se por 17 locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa inédita do Museu Nacional da Imprensa. Ao todo são 800 desenhos de humor que, em conjunto, celebram os dez anos daquele que é considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo.
Em vários locais emblemáticos da cidade invicta, estão expostos os cartoons premiados ao longo das 10 edições já realizadas e vindos, no seu conjunto, de mais de 100 países.
Livraria Lello (Rua das Carmelitas), Livraria Leitura (Shopping Cidade do Porto), Confeitarias Celeste (Praça Liberdade e Marquês), Café Via Garrett (Av. dos Aliados), Café Velasquez (Antas), Café Célia (Cedofeita), Café Progresso (Largo Moinho de Vento), Restaurante Chez Lapin (Ribeira) e Edifício Transparente (final do Parque da Cidade) são os locais onde podem ser vistos desenhos feitos por artistas de renome internacional e que alertam para os problemas mais actuais e preocupantes a nível planetário, como a falta de água, o terrorismo, a globalização, o ecoturismo, a violação dos direitos humanos, etc…
Na sede do MNI está patente a décima edição do PortoCartoon com 400 cartoons expostos e duas mostras paralelas: “A DUDH: 30 Artistas Portugueses” da Amnistia Internacional Portugal e “Daumier, um génio imortal”. No Centro Comercial Dolce Vita Porto pode ser apreciada a exposição antológica do cartunista brasileiro Ronaldo (vencedor do Prémio do Publico do PortoCartoon de 2007). E o Aeroporto do Porto apresenta uma extensão com os desenhos vencedores do X PortoCartoon. No final do mês também as estações da CP (Campanhã e S. Bento) e do Metro (Trindade e Casa da Música) terão patentes as já habituais extensões da mostra original do X PortoCartoon.
Para o Museu Nacional da Imprensa levar o PortoCartoon para fora de portas é fazer chegar ao grande público a “excelência do humor mundial”, prosseguindo assim a sua política de descentralização cultural. Todos os anos, o festival é visto por milhares de visitantes na sua sede e nas diferentes cidades por onde passa a exposição.
O MNI está instalado na cidade do Porto, junto à Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã. Pode ser visitado todos os dias, entre as 15h e as 20h.
Porto Capital do Cartoon
Esta distribuição alargada do humor pela cidade confirma a recente proclamação do “Porto Capital do Cartoon” feita na sequência de uma proposta do MNI à Câmara Municipal do Porto.
Numa cerimónia que contou com as presenças do Vereador da Cultura em representação do Presidente da CMP, do francês George Wolinski, da Presidente da FECO (Federação de Cartunistas) Marlene Phole, e de outras grande figuras do cartoon mundial, foi descerrado um monumento em granito desenhado pelo Arqto Siza Vieira, em plena Av. dos Aliados. E dez caricaturistas de vários países leram a proclamação em: alemão, francês, turco, castelhano, galego, coreano, esperanto, romeno, inglês e português.