Notícias
PARQUE DOS POETAS
A segunda e última fase do Parque dos Poetas já tem o projecto aprovado. A Câmara Municipal de Oeiras vai agora abrir o concurso público internacional para a construção da última fase deste parque temático/jardim, um investimento que rondará os 30 milhões de euros.
Parque dos Poetas vai ser concluído
A segunda e última fase do Parque dos Poetas já tem o projecto aprovado. A Câmara Municipal de Oeiras vai agora abrir o concurso público internacional para a construção da última fase deste parque temático/jardim, um investimento que rondará os 30 milhões de euros. A obra será realizada num terreno com 15 hectares. No final da obra, e somando os dez hectares da primeira fase já concluída, o Parque dos Poetas terá uma área total de 25 hectares, localizada em plena zona urbana.
Interligando Arte e Natureza, o Parque dos Poetas é um assinalável contributo à Cultura e Língua portuguesa e simultaneamente um verdadeiro espaço de lazer, constituindo-se num parque urbano único, que muito contribui para o reconhecimento a nível nacional e internacional não somente deste concelho, como da Área Metropolitana de Lisboa.
Os poetas nacionais continuam, nesta última fase, a ser o tema central do parque urbano. 40 esculturas executadas por 40 artistas, das mais variadas correntes estéticas, vão dar alma ao “Jardim dos Poetas”, uma das zonas projectadas para este espaço. É assim criada uma exposição de Arte Pública, integrada num espaço dedicado à Poesia, numa verdadeira homenagem à Cultura Portuguesa.
Luís de Camões vai estar em destaque, através da criação da zona “Ilha dos Amores” a qual, a par da estátua do poeta, será ornamentada com a vegetação descrita em “os Lusíadas”.
Cada escultura, representando cada um dos poetas homenageados, ficará localizada em pequenos jardins temáticos, tratados de forma individual, conjugando-se as peças escultóricas com as espécies arbóreas.
O projecto para a segunda fase deste Parque Temático/Jardim também contempla a construção de um Garden Center, de um edifício temático denominado Templo da Poesia, de um Anfiteatro e respectivas instalações de apoio e de um Parque de estacionamento subterrâneo, além de todos os trabalhos de fundações e estrutura, drenagem pluvial, electricidade, fontes cibernéticas, plantações e paisagismo, entre outros.
O projecto da segunda fase do Parque dos Poetas foi elaborado pela equipa de arquitectos Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino, em estreita colaboração com os serviços técnicos da Câmara Municipal de Oeiras.
Prevê-se que a obra se inicie em 2009, estando a sua conclusão global prevista para o ano de 2012.