Notícias
MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Projecto de grande dimensão desenvolvido a longo prazo, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra pretende, em várias etapas, aproximar o importante acervo científico da Universidade de Coimbra, até agora repartido pelos diferentes museus e faculdades, do público em geral.
Museu da Ciência
da Universidade de Coimbra
Projecto de grande dimensão desenvolvido a longo prazo, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra pretende, em várias etapas, aproximar o importante acervo científico da Universidade de Coimbra, até agora repartido pelos diferentes museus e faculdades, do público em geral.
O último passo dado nesse sentido pelo Museu consiste na disponibilização online da maior base de dados a nível nacional de instrumentos científicos, de História Natural e de Etnografia. Apresentado ao mesmo tempo de que o novo site do Museu da Ciência, que reúne todas as informações necessárias sobre o projecto, as iniciativas e as exposições do museu (http://museudaciencia.pt/), o “Museu Digital” constitui uma ferramenta com um forte potencial científico e didáctico. Com perto de 19 000 registos, permite pesquisar e conhecer as colecções da Universidade de Coimbra, sem sair de casa.
CIÊNCIA PARA TODOS
Para quem prefere tocar os objectos e participar nas diferentes experiências interactivas da exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria”, é também possível explorar o museu em família, com os pais ou com os avós (dia 26 de Julho) ou, até, entre amigos, com a escola, numa das muitas iniciativas organizadas pelo Museu da Ciência.
O Museu propõe, por exemplo, durante as férias de Verão (e até início de Setembro), dois programas para as crianças entre os 5 e os 12 anos aprenderem mais sobre ciência. Com a “Viagem ao Interior da Terra”, os interessados podem, em quatro dias, conhecer todos os segredos do planeta, dos fósseis e géisers, à erosão e à tectónica. A iniciativa “4 dias, 4 temas” dá por outro lado a possibilidade de escolher apenas um dia de actividades e de aprofundar o conhecimento de uma área científica particular.
A partir de Outubro, as crianças podem ainda participar no programa “Sábados no Museu”, com ateliers sobre diferentes temas, ao Sábado à tarde, das 15h00 às 16h30 ou escolher as instalações do museu para organizar uma festa de anos divertida e inesquecível. Os adultos são também convidados a perceber melhor vários fenómenos científicos ou a satisfazer a sua curiosidade intelectual durante as inúmeras iniciativas promovidas ao longo do ano.
ATITUDE INTERVENCIONISTA
A atitude pedagógica do Museu da Ciência não se limita contudo a divulgar a ciência para um leque alargardo de públicos. O Museu da Ciência procura também sensibilizar e despertar a consciência de todos acerca da natureza e do nosso planeta. A exposição “Diversidade da Vida – 300 anos de Lineu”, patente até Novembro de 2008, alerta, por exemplo, para o perigo do desaparecimento de muitas espécies em todo o mundo.
No ano em que se comemora o 300.º aniversário do nascimento de Lineu, cientista sueco do século XVIII que implementou o sistema binomial de classificação das espécies, o Museu relembra a importância de um dos fundadores da taxonomia moderna para a contabilidade da biodiversidade existente. A próxima mostra temporária do Museu, “Darwin. A evolução hoje.”, que será inaugurada no fim do ano de 2008, irá, por sua vez, comemorar o contributo fundamental do naturalista, fazendo perceber, graças a recursos multimédia e interactivos, a sua obra e os mecanismos da teoria da selecção natural.
UM TRABALHO DE EXCELÊNCIA
Inaugurado em Dezembro de 2006, o museu já é uma referência entre os seus pares. O espaço museológico da Universidade de Coimbra foi com efeito distinguido pelo European Museum Forum (EMF), organização não governamental inglesa, na edição 2008 do “European Museum of the Year Award” (EMYA) com o Prémio Micheletti que distingue o melhor e mais inovador museu em Ciência, Técnica e Indústria. Os resultados foram anunciados por ocasião da Noite dos Museus e do encontro anual do EMF, que decorreu em Dublin (Irlanda), de 14 a 17 de Maio de 2008.
Para Paulo Gama Mota, director do museu, "receber o Prémio Micheletti é o reconhecimento do trabalho de excelência que estamos a desenvolver no Museu da Ciência em Coimbra". Poucos dias antes de assinalar o seu primeiro ano de existência, o Museu já tinha sido distinguido com uma menção honrosa no prémio Museu do Ano da Associação Portuguesa de Museus.
UM ESPAÇO INSERIDO NUM CONTEXTO DE SABER E CONHECIMENTO
O Museu, instalado no antigo Laboratorio Chimico, na praça Marquês de Pombal, na alta da cidade de Coimbra, é um excelente testemunho arquitectónico, que ilustra as mudanças que a Reforma Pombalina trouxe na investigação e na área científica em geral. Situado no Pólo I da Universidade, verdadeiro coração do conhecimento, usufrui da sua localização privilegiada para promover colóquios e palestras ao cruzamento de diferentes saberes, em que a literatura, a geografia ou a história complementam as descobertas científicas.
O projecto museológico da Universidade continua em movimento com a futura instalação da parte principal do museu no Colégio de Jesus. Foi assim recentemente anunciado pelo reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, a abertura do concurso público para a segunda fase das obras que considera a recuperação das fachadas, a arquitectura e a museografia do novo espaço do Museu da Ciência. Moderno, integrador e interdisciplinar, o Museu apresenta um espólio de relevo nacional e internacional.