Notícias
CONCURSOS INTERNACIONAIS DE PIROTECNIA
O Grupo Luso Pirotecnia irá participar em diversos Concursos Internacionais de Pirotecnia, representando uma oportunidade para os seus designers demonstrarem as suas habilidades criativas, os melhores produtos das suas fábricas e as mais precisas técnicas de disparo e sincronização.
Grupo Luso Pirotecnia
O Grupo Luso Pirotecnia irá participar em diversos Concursos Internacionais de Pirotecnia, representando uma oportunidade para os seus designers demonstrarem as suas habilidades criativas, os melhores produtos das suas fábricas e as mais precisas técnicas de disparo e sincronização.
No próximo dia 5 de Julho, o Grupo irá apresentar-se pela primeira vez num Festival na Roménia. A primeira edição do Bucharest Golden Nights, conta com as participações da Alemanha, França, Itália, Rússia e Croácia. Uma iniciativa da Golden Ideas, este Festival pretende levar a Bucareste a elevada qualidade artística e técnica dos piromusicais, através da perfeita sincronia entre a magia do fogo de artifício, a música e a tecnologia. O Presidente da Roménia, Exmo. Sr. Traian Basescu será o convidado de honra, até porque é um apreciador desta forma de arte.
“Alma Lusitânia” será o espectáculo a concurso, com temas de Dulce Pontes, Rodrigo Leão, Madredeus, Carlos Paredes e Xutos & Pontapés. A Organização deste Concurso impõe aos participantes um tema (“Tradições”) e uma música romena de aproximadamente 3 minutos, resultando num espectáculo com um total de 15 minutos.
Já no início da próxima semana uma equipa de 9 elementos da Luso Pirotecnia rumará ao Canadá para, dia 12 de Julho, integrarem o Programa do L’International Des Feux Loto-Quebec. Aquele que é um dos mais antigos e também, indubitavelmente, um dos mais prestigiantes Concursos de Pirotecnia do mundo, acontece todos os anos desde 1985, tendo na sua primeira edição movimentado qualquer coisa como 5.7 milhões de pessoas que esgotaram a lotação do Parque La Ronde. Esta será a 23ª Edição e, para além de Portugal, também França, Itália, Coreia do Sul, Austrália, Canadá, Áustria, Estados Unidos da América e China apresentam a concurso o seu espectáculo, com o objectivo de levar para o seu país o troféu: um Júpiter. Este troféu, inspirado na mitologia (Júpiter era o deus dos céus) é já um marco de prestígio internacional na indústria pirotécnica e o Grupo Luso Pirotecnia, aquando da sua primeira participação neste concurso (em 2002) viu o seu espectáculo “Dança do Fogo” galardoado, sendo aliás, a única empresa portuguesa até hoje a ter alcançado tal distinção.
O piromusical de 30 minutos que Portugal preparou para a sua terceira participação nesta competição intitula-se “and the winner is…” e é totalmente dedicado à 7ª Arte. La Ronde será o tapete vermelho onde toda a acção se desenrola: assim que se apaguem as luzes ouvir-se-ão as bandas sonoras dos filmes das nossas vidas, num desenrolar de sucessos de bilheteira. “The Star Wars Trilogy”, “ Jaws”, “E.T.”, “Mission Impossible” e “The Simpsons Movie” entre muitos outros serão sincronizados com os mais diversos efeitos pirotécnicos, transportando o público numa verdadeira montanha russa de emoções, desde os filmes da nossa infância que nos fizeram chorar, às comédias que ainda hoje nos roubam uma gargalhada!
Dia 2 de Agosto será a vez de outra estreia, desta feita no Festival Pyro Machina na Polónia. São esperadas cerca de 50.000 pessoas, para assistir aos espectáculos das 4 empresas de 4 países diferentes. Portugal levará a concurso um espectáculo semelhante ao que será apresentado na Roménia, sendo a adaptação a um cenário envolvente com características diferentes o maior desafio da equipa de designers da Luso Pirotecnia. Aqui estarão em avaliação critérios como preparação técnica, sincronização com a banda sonora e beleza e cores do efeitos pirotécnicos.
O Grupo Luso Pirotecnia em 13 anos de existência já recebeu 25 Troféu, o que tem contribuído não só para o reconhecimento internacional da qualidade dos seus espectáculos e produtos, bem como para o aumento das exportações destes últimos, fabricados em Portugal pelo Grupo.