"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RELVA COM MAIS UM EQUIPAMENTO AO SERVIÇO DA COMUNIDADE

Está aberto às actividades comunitárias da freguesia da Relva o novo Salão Cultural e Recreativo Nossa Senhora das Neves. O equipamento foi inaugurado a 28 de Junho e vai servir a freguesia, mas, também, estará aberto à realização de iniciativas vindas do exterior.

Está aberto às actividades comunitárias da freguesia da Relva o novo Salão Cultural e Recreativo Nossa Senhora das Neves. O equipamento foi inaugurado a 28 de Junho e vai servir a freguesia, mas, também, estará aberto à realização de iniciativas vindas do exterior.

Construído pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Junta de Freguesia, no terreno contíguo ao Centro Paroquial, que foi cedido pela Diocese, este equipamento de características sócio culturais representa um investimento municipal de 175 mil euros, construído em dois pisos, dotado de um salão com 250 m2, uma cozinha, casas de banho, dois gabinetes de apoio, servido por um amplo parque de estacionamento para 40 viaturas.

Feito de raiz, num projecto executado pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, entregue a 19 de Maio de 2007 à Paróquia, com o propósito de apoiar, em primeira instância, as actividades do Império da Festa, o equipamento, foi erguido em pouco mais de um ano, e será rentabilizado para todo o tipo de actividades sócio-culturais. É que o Salão Cultural e Recreativo Nossa Senhora das Neves, que vai ser gerido pela Diocese, através do Centro Paroquial de Relva, tem todas as condições para alargar a dimensão das actividades daquele centro paroquial, que tem apoiado as crianças (através do seu ATL), os idosos (em centro de dia) e de uma forma geral, toda a comunidade relvense.

Rentabilizar o novo equipamento, colocando-o ao serviço das pessoas, é o que pretende a Câmara Municipal de Ponta Delgada para o Salão Cultural e Recreativo Nossa Senhora das Neves. Um objectivo partilhado pela Junta de Freguesia e Paróquia de Relva.

Na inauguração da infraestrutura, Berta Cabral sublinhou a função do Salão Cultural como veículo de “preservação da identidade cultural e histórica de Relva”. A Presidente de Câmara defendeu que a Relva, sendo uma freguesia de características urbanas, deve “preservar as suas raízes, a sua história e tradições, em espaços condignos para o efeito”, como é o caso do novo Salão, que vem juntar-se a uma estrutura similar, construída, também, pelo Município, e inaugurada, o ano passado, na Rua de Cima.

Num convívio, que juntou a população e forças vivas locais, e a animação cultural do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva e da Filarmónica Nossa Senhora das Neves, a autarca sustentou que o novo equipamento faz parte de uma política integrada de desenvolvimento municipal, assente nos vectores económicos, sociais, culturais e ambientais.

Ao nível económico, declarou a mais valia do investimento municipal nos Valados, entre as freguesias de Arrifes e Relva; ao nível social, a construção, entre outros, do Jardim-de-Infância da Relva ou de habitações de custos controlados; em termos culturais, a construção do novo Salão; e finalmente, os investimentos feitos na Rocha da Relva, conservando-a como “pérola ambiental” na freguesia e no concelho.

“São estes quatro pilares de desenvolvimento que a Câmara Municipal perspectiva e sustenta em cada uma das 24 freguesia, contribuindo para a coesão e crescimento harmonioso de todo o concelho de Ponta Delgada”, assinalou, por fim, a autarca.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,517,100