"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

XX FESTA DO CHICHARRO

A sede da Junta de Freguesia da Ribeira Quente foi palco da apresentação da XX edição da Festa do Chicharro, que contará com a presença dos cabeças de cartaz EZ Special e Cool Hipnoise, as principais atracões deste evento dedicado à música e, principalmente, a este produto muito característico da freguesia, que é o chicharro.

A sede da Junta de Freguesia da Ribeira Quente foi palco da apresentação da XX edição da Festa do Chicharro, que contará com a presença dos cabeças de cartaz EZ Special e Cool Hipnoise, as principais atracões deste evento dedicado à música e, principalmente, a este produto muito característico da freguesia, que é o chicharro.

Para Francisco Álvares, presidente da autarquia povoacense, “a Festa do Chicharro é um evento incontornável no cartaz de animação do Verão de São Miguel, e do Concelho da Povoação em particular. Esta Festa tem projectado o nome da Ribeira Quente e da Povoação como destino turístico e balnear, para além de constituir um pólo importante para a animação económica da freguesia e do concelho”, reitera o edil.

“Faz 20 anos que se iniciou esta festa, e quero felicitar todas as comissões organizadoras que até há data fizeram desta festa aquilo que ela é, um verdadeiro sucesso, que cresce a cada ano que passa. O programa que apresentamos é motivador e será seguramente um sucesso entre os jovens e os variados públicos que teremos a assistir a esta festa, não fosse este programa variado e amplo. Assim, teremos como expressão da nossa cultura os grupos locais que actuarão todos os dias, sendo que muitos deles são o exemplo da excelência que a nossa Academia de Música produz”.

“Com tudo isso, queremos que esta festa seja uma homenagem aos homens do mar, pois é através deles que esta freguesia é conhecida e é através desta freguesia que ainda hoje fornece muito do peixe que se exporta e se vende na nossa ilha”, afirmou Francisco Álvares.

Tendo a Ribeira Quente e as suas gentes em primeiro plano, Francisco Álvares teceu alguns comentários sobre a situação actual que a freguesia vive, afirmando que “a Ribeira Quente continua a ser uma freguesia com muitas potencialidades que a Câmara tem proporcionado (praias, trilhos, etc…). Porém, não se pode aceitar que tenha perdido a sua bandeira azul por se entender que existia o perigo de derrocada naquele local. Foram feitas várias promessas por quem de direito para que o problema fosse resolvido com recurso a obras, mas já lá vai muito tempo sem as referidas melhorias e infelizmente estamos impossibilitados de fazer uma candidatura à bandeira azul, porque as prometidas obras nunca chegaram à praia da Ribeira Quente”.

“Não entendemos também porque se continua a fazer finca-pé para que a Câmara da Povoação não reabilite um local degradado desta freguesia, particularmente depois do tribunal já nos ter dado razão num par de vezes, no sentido de podermos avançar com a melhoria da orla marítima desta freguesia”.

O Presidente da Câmara aproveitou ainda o momento para adiantar que no próximo dia 3 de Julho será recriada a chegada dos primeiros Povoadores à Povoação (local, como se sabe, foi o primeiro a ser povoado) com a presença da Caravela Vera Cruz, a réplica mais perfeita que existe das naus dos descobrimentos, num evento que será transmitido pela RTP Açores, e que será um dos momentos altos das comemorações do 3 de Julho na Povoação, o dia do Concelho.

Na Ribeira Quente, no dia 4 de Julho, aquando da abertura da XX Festa do Chicharro, esta caravela estará acessível para visitas ao público, onde pelas 18 horas haverá um concerto do quarteto Cool Sounds, oriundo da Povoação. Durante as festas serão também apresentados a Exposição dos XX Anos da Festa do Chicharro, do Livro sobre essa efeméride e do lançamento do cd do artista local Mário Marinho, um ribeira-quentense emigrado no Canadá.

Este evento, para além da componente musical e cultural é também uma verdadeira mostra gastronómica, dedicada ao chicharro. De 4 a 6 de Julho os visitante poderão encontrar cozinhas variadas, que para além do chicharro apresentarão verdadeiras iguarias vindas do mar.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,516,894