"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MOSTRA GASTRONÓMICA DO COZIDO DAS FURNAS

A quinta edição da Mostra do Cozido das Furnas e Doçaria Tradicional encerrou com um balanço positivo, acolhendo durante três dias alguns milhares de visitantes, muitos deles com um primeiro contacto com o cozido que nessa zona do concelho se confecciona.

Mostra gastronómica do Cozido das Furnas com balanço positivo

A quinta edição da Mostra do Cozido das Furnas e Doçaria Tradicional encerrou com um balanço positivo, acolhendo durante três dias alguns milhares de visitantes, muitos deles com um primeiro contacto com o cozido que nessa zona do concelho se confecciona. Para Francisco Álvares, presidente da autarquia povoacense, “ficou provado o valor e as incomensuráveis belezas e riquezas que as Furnas e a Povoação apresentam.

“Fica aqui bem expresso com o sucesso deste evento o contributo que o nosso Concelho dá ao desenvolvimento turístico e económico de São Miguel e da nossa Região Autónoma. As Furnas e o seu Cozido são neste momento um incontornável ponto de referência para quem visita os Açores, sendo à partida motivo de romagem obrigatória para quem nos visita”, expressou o autarca.

“A Câmara Municipal da Povoação está consciente da importância deste investimento, mas não tem uma visão materialista do resultado que daqui possa advir. Colocar o resultado material à frente do resultado afectivo é manifestamente redutor do que se passou aqui nestes últimos três dias. A emoção da festa espelha hoje o esforço do nosso investimento, pelo que é manifestamente bom sentir que a aposta neste evento está ganha e é isso que temos entre mãos. A beleza das Furnas é intempestiva e imprevisível como a Arte, como o Feminino, como a Beleza, e por isso é uma condição natural de que se gosta em todas as circunstâncias e nós gostamos o suficiente para investirmos e apoiarmos os agentes económicos ao investimento, neste evento que vai já no seu quinto ano”, conclui Francisco Álvares.

No acto de abertura Duarte Ponte, Secretário Regional da Economia, já tinha elogiado a autarquia da Povoação pelo “excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol do turismo e da economia da Região. Não só por este evento, mas também pela recentemente organizada Exposição de Camélias Antigas, já com grande implementação, sem esquecer a maior rede de trilhos homologados dos Açores, um excelente motor do turismo e da economia desta região. Este cartão de visita, que o são as Furnas e a sua Lagoa, não pode deixar de ser encarado como o ex-líbris de São Miguel e dos Açores”, concluiu o secretário regional.

Esta Mostra do Cozido das Furnas assume já uma dimensão nacional e internacional, chegando até à Galiza através dos microfones da Rádio Vigo, bem como a todos os destinos da diáspora açoriana. Este evento recebeu de braços abertos a Irmandade dos Vinhos Galegos, a Confraria da Carne Barrosã, do Norte do País, bem como emigrantes açorianos espalhados pelo mundo e muitos turista de várias partes da Europa e do mundo.

Esta quinta edição da Mostra do Cozido da Furnas recebeu critica favorável por parte dos cerca de quatro mil visitantes, que com agrado e paladar afiado não resistiram ao apurado sabor dos pratos confeccionados nas caldeiras em plena margem da Lagoa das Furnas.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,517,250