Notícias
TEATRO OBSERVATÓRIO AMADORA
O TOA – Teatro Observatório Amadora é um projecto da PROTO e inaugura oficialmente no dia 25 de Junho de 2008, na Fábrica do Braço de Prata, pelas 19h, na Sala Visconti.
O TOA – Teatro Observatório Amadora é um projecto da PROTO e inaugura oficialmente no dia 25 de Junho de 2008, na Fábrica do Braço de Prata, pelas 19h, na Sala Visconti.
Com data de encerramento em 2013, o TOA é um teatro virtual para uma cidade virtual, criado pela Proto – Associação Teatro Observatório.
Um teatro, também observatório da cidade em que habita, também criador dos espaços humanos que visita, e sobretudo perguntador dos mundos que recria, é o teatro que o TOA quer ser.
- O PROJECTO
O TOA – Teatro Observatório Amadora pretende ser um projecto inovador no panorama cultural e multimédia. O TOA é um teatro verdadeiramente virtual, o primeiro no nosso país. Responde a todas exigências de um qualquer teatro.
Mas apresenta valências mais variadas. Este teatro é em tudo similar a outros existentes fisicamente, com espaços delimitados e destinados às mais variadas formas de expressão artística. Só que, necessariamente, terá de privilegiar a componente visual e/ou sonora. O TOA pode ser visitado através do site da Proto – www.aproto.org. Através desse site será possível visitar os diversos espaços do teatro, e assistir aos eventos que aí estão em apresentação.
- O ESPAÇO
O TOA é virtualmente composto por dois pisos. No piso 0, por onde “entra” o público, existe um salão de chá (com pequenas refeições e sem álcool nem fumo) onde se podem ler livros, jornais e agendas culturais, e assistir ou ter conversas sobre tudo e mais alguma coisa, para além de um espaço para exposições específicas. Existe também um auditório com plateia movível para espectáculos de teatro, performance, dança e música. De forma a dar apoio às diversas actividades do TOA, existem ainda uma pequena loja/bilheteira de produtos associados e merchandising, e um escritório de produção com sala de reuniões.
No piso -1 existem mais dois espaços de actividade. Uma filmoteca onde se podem ver filmes e documentários pertinentes comentados por programadores convidados. E uma imaginoteca para ateliers, oficinas e actividades pedagógicas de educação pela arte. Neste piso está localizado um armazém dos materiais usados. Para além dos WC’s.
- PEDIDO DE PROPOSTAS
Desde que surgiu a ideia inicial de criar um teatro virtual, que sempre foi vontade da Proto que este espaço artístico fosse aberto à participação dos mais variados artistas e agentes culturais. Um teatro que se quer abrangente não deverá encerrar-se sobre si próprio, contemplando apenas espectáculos e/ou projectos de amigos ou conhecidos. Deve sim servir de espaço de descoberta e inovação, acolhendo tanto estruturas mais conhecidas como novos agentes.
Assim, o TOA estará aberto a receber propostas de eventos a serem incluídos na sua programação anual. Tendo como únicas limitações as “impostas” pelo suporte específico (a Internet), o TOA tentará adaptar-se às propostas que for recebendo – um teatro virtual deverá também destacar-se pela sua capacidade de mutação. Na selecção das propostas, embora tentando privilegiar projectos que se assumam como transdisciplinares (envolvendo tanto a componente humana como a multimédia), o TOA tentará diversificar ao máximo a oferta de produtos artísticos e culturais.
- INAUGURAÇÃO
O TOA – Teatro Observatório Amadora terá a sua apresentação oficial no dia 25 de Junho de 2008 (19h00), na Fábrica do Braço de Prata. A programação regular irá iniciar-se em Setembro de 2008.
Nesse dia, para além de serem apresentadas as premissas que levaram a Proto à criação deste projecto, serão também apresentadas as principais linhas de programação dos diversos espaços do TOA para o ano artístico de 2008-2009.
Durante este primeiro ano de actividade, o TOA terá como programador Pedro Saavedra, encenador e director artístico da Proto.
Ficha técnica e contactos
Direcção Artística e Programação 08/09 – Pedro Saavedra
Direcção de Produção – Ricardo Mendes
Produção – Filipa Soares e Alexandra Amaro
www.aproto.org
http://teatrobservatorio.blogspot.com / toa@aproto.org
214 953 913 / 963 892 239