Notícias
NOVO ESPAÇO DE CULTURA NA MARINHA GRANDE
A Marinha Grande possui um novo espaço de exposição de cultura. Trata-se da Galeria de Arte Municipal, situada no Edifício dos Arcos, frente ao Museu do Vidro, na Praça Guilherme Stephens. O espaço está aberto ao público para exibir cultura, de quem quiser usufruir daquele equipamento da Câmara Municipal.
Galeria Municipal inaugurada com pintores locais
A Marinha Grande possui um novo espaço de exposição de cultura. Trata-se da Galeria de Arte Municipal, situada no Edifício dos Arcos, frente ao Museu do Vidro, na Praça Guilherme Stephens. O espaço está aberto ao público para exibir cultura, de quem quiser usufruir daquele equipamento da Câmara Municipal.
A Galeria foi inaugurada no passado dia 26 de Abril, no âmbito das comemorações do 34º aniversário do 25 de Abril. A cerimónia contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, entre os quais se destacam o Presidente da Câmara, Vereadores da Câmara; Presidente da Assembleia Municipal, outros representantes de entidades locais, artistas do concelho, entre outras pessoas.
Entre os convidados, destaque para a comitiva da cidade argentina de Berazategui, que visitou a Marinha Grande, nos dias 25 e 26 de Abril.
Na inauguração, o Presidente da Câmara da Marinha Grande, Alberto Cascalho, agradeceu a todos os presentes e elogiou o trabalho de todos os funcionários da Autarquia que estiveram envolvidos na abertura da Galeria.
O Presidente salientou que “era uma lacuna grave, tendo o concelho um conjunto de artistas, não podermos disponibilizar este espaço para exposição”. Este é, pois, “um equipamento que vem ajudar a pôr em prática uma política cultural integrada numa rede de equipamentos”.
Alberto Cascalho destacou a importância de “atacar o esvaziamento do centro da nossa cidade”. Nesse sentido, “uma Galeria deste tipo, mantendo uma programação regular, pode contribuir para evitar a tendência de esvaziamento da cidade”. O equipamento vai servir para “consolidar os hábitos culturais”, até porque se pretende partilhar o equipamento com a comunidade.
Palavra aos artistas
O pintor marinhense Guilherme Correia, Comissário da exposição inaugural da Galeria, seleccionou “artistas nascidos no concelho da Marinha Grande ou a ele ligados por laços de afinidade, cujo trabalho e obra têm vindo a ser reconhecidos ao longo de décadas (selecção limitada por razões logísticas, a um número que nunca poderia ser superior a dez)”.
O comissário lembra que se pretende “trazer à Marinha Grande artistas de outros pontos do país e do estrangeiro, promovendo assim um espaço para a troca de experiências propício ao desenvolvimento e difusão das artes”.
Vítor Ramos, um dos pintores representados na exposição, defende que “a Galeria é uma forma de dar aos outros alguma coisa de bom em termos culturais”.
Para Gama Dinis, “o espaço não podia ser melhor, tem dimensão, estrutura, e como tal estou muito satisfeito”. O pintor lembra que “uma terra que tinha uma Bienal e não tinha uma galeria não fazia sentido”. Esta é “uma forma de promover os artistas da terra”.
A artista Olinda Colaço destaca que “o espaço da Galeria é espectacular e polivalente para vários eventos”. A Marinha Grande “precisava deste equipamento há muito tempo, para divulgação da arte em geral, para podermos também evoluir em termos culturais”.
Exposição colectiva de pintura
A abertura deste novo espaço dedicado à divulgação das artes, da responsabilidade da Câmara Municipal, foi assinalada com a inauguração da “Exposição de Pintura Colectiva de Artistas Marinhenses”, Comissariada pelo pintor Guilherme Correia.
A mostra apresenta trabalhos de pintura de: Artur Ferreira, Carlos Reys, Gama Diniz, Guilherme Correia, José Manuel Rodrigues, Olinda Colaço, Rosa Dionísio, Rosa Isabel e Victor Ramos. Pode ser visitada até 18 de Maio, de quarta-feira a domingo, das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.
A Galeria funcionará com um programa anual de eventos diversificados, principalmente exposições de artes visuais, não excluindo as artes audiovisuais e outras: espectáculos de pequena dimensão e natureza mais intimista, workshops, cursos, palestras, entre outros, com duração variável, dependendo da sua natureza, objectivos e mais-valias.
O espaço acolherá exposições; eventos de índole científica (no âmbito dos museus ou projectos de investigação, etc.); espectáculos de teatro, música, dança; workshops, etc.
De 26 de Abril a 4 de Maio, a Galeria foi visitada por 430 pessoas, um número que enche a Câmara Municipal de satisfação, pelo grande interesse manifestado pelo púbico.