"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

7ª BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS DA MARINHA GRANDE

Realiza-se entre os dias 20 de Setembro e 19 de Outubro de 2008, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, que pretende trazer à cidade uma festa da cultura.

Festa da cultura marinhense
Bienal de Artes Plásticas a partir de Setembro

A “7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande – Prémio Pintor Fernando de Azevedo” realiza-se entre os dias 20 de Setembro e 19 de Outubro de 2008, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, que pretende trazer à cidade uma festa da cultura.

A apresentação do evento à comunicação social ocorreu na passada sexta-feira, 18 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Contou com a presença do Presidente da Câmara, Alberto Cascalho; do Vereador da Cultura, João Marques Pedrosa; do Director Artístico da Bienal; João Luiz Costa; do representante da empresa Gallo Vidro SA, Álvaro Nobre; e do artista marinhense homenageado no âmbito da Bienal, Guilherme Correia.

A Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande tem claramente identificado o seu objectivo central de “defender e projectar para o futuro aquilo que é o seu património histórico, cultural e no caso da Marinha Grande a nossa história tem as suas raízes na arte vidreira”, comentou o Presidente da Câmara. Alberto Cascalho lembrou ainda que “a Marinha Grande ostenta, com grande orgulho, o título de capital do vidro de Portugal”. Este evento servirá também para “elevar a auto-estima da população”.

O Autarca lembrou que em 2006, “a Bienal saiu à rua”, facto que agradou à população e permitiu assegurar a demonstração da arte vidreira.

Este ano, a Câmara tentará novamente que a Bienal saia do espaço de exposição através da iniciativa “Bienal sai à Rua” e outros eventos que decorrerão durante o certame, como conferências, espectáculos e exposições. Pretende-se a aproximação das crianças e jovens, para manter a herança cultural colectiva, através de visitas guiadas à Bienal.

O Presidente Alberto Cascalho quer que esta iniciativa represente “a festa da cidade, a festa da cultura marinhense”, o que será concretizado com uma vasta programação, a realizar durante toda a Bienal.

O Director Artístico da Bienal, João Luiz Costa, afirmou que a Bienal tem como objectivos “integrar nas artes plásticas o vidro e transformar a natureza do vidro em arte”. O certame é já reconhecido nacional e internacionalmente, sendo citado e valorizado nos currículos dos artistas.

O pintor salientou que “nos tempos difíceis em que vivemos continuar a merecer esta honrosa organização da Bienal deve-se à Autarquia”, o que revela ser “um esforço grande, um esforço político, de militância e de cidadania da Autarquia”.

Álvaro Nobre, em representação da Gallo Vidro SA, afirmou que a empresa “estará à disposição do Município para cooperar com qualquer tipo de actividade que venha a ser desenvolvida”.

O homenageado da Bienal 2008 é o pintor Guilherme Correia, sente-se “sensibilizado” porque sempre viveu “a Marinha Grande com grande prazer de ser marinhense, sempre dediquei a ela toda a minha grande atenção”. Dedicou ao vidro 65 anos da sua vida, tanto na cristalaria como na garrafaria.

"O Vidro na Arte a Arte do Vidro”

A 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande 2008 - “Prémio Pintor Fernando de Azevedo”, tem a temática: "O Vidro na Arte a Arte do Vidro". Esta 7ª edição será aberta ao concurso de artistas nacionais e estrangeiros e terá como Comissário Alberto Filomeno Esteves Cascalho, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.  O orçamento da Bienal 2008 é de 78 mil euros.

Na Bienal 2008 será homenageado o Pintor Marinhense Guilherme Correia, numa exposição retrospectiva da sua obra (extra concurso), que terá lugar próprio e o devido destaque no catálogo da Bienal.

Será conferencista na sessão de abertura da exposição da Bienal, a realizar no dia 20 de Setembro de 2008, a Professora Doutora Cristina Azevedo Tavares, Professora na Faculdade de Belas artes de Lisboa e filha do pintor Fernando de Azevedo, o que será uma forma de homenagear o artista falecido em 2004 e que durante vários anos colaborou com a Bienal de Artes Plásticas.

Preferencialmente as obras a apresentar a concurso deverão ser de expressão contemporânea. O Vidro deverá estar presente como objecto de criação plástica, quer na sua subjectividade plástica, quer na sua substantividade.

O Júri da Bienal será constituído por personalidades representativas da cultura artística contemporânea: a Pintora Emília Nadal, Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; o Escultor Professor José João Brito, Vice-Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; o Pintor Jaime Azinheira, professor aposentado da Escola Superior de Belas Artes do Porto; a Escultora Luiza Gonçalves, Membro da Direcção da Cooperativa Árvore e o Eng.º António Noivo como consultor técnico vidreiro de reconhecido mérito. Na primeira sessão de trabalhos, o Júri escolherá o seu Presidente.

Cada concorrente poderá enviar (a título individual ou colectivo) o máximo de dois trabalhos de realização recente, não excedendo as obras de expressão gráfica 1.80m em cada uma das suas dimensões.

As obras a concurso, quando pintura (desenho ou outra disciplina de exposição vertical) deverão estar claramente identificadas e tituladas no verso. Quando esculturas (instalação ou outras) deverão estar identificadas em documento afixado numa das superfícies ou acompanhadas de envelope contendo fotos, indicando a sua correcta posição, título e a identificação dos materiais usados na sua concepção. As obras devem estar acompanhadas do respectivo Boletim de Inscrição e de um curriculum artístico do autor, que, resumidamente e por ordem cronológica, incluirá os casos mais salientes da sua formação e carreira artística: apenas as principais exposições colectivas, individuais e prémios - não mais de dez a doze citações por cada caso. Sempre que esta norma seja muito extensa, reserva-se à organização o direito de resumir o texto no catálogo da exposição da Bienal. Este curriculum deverá ser entregue em suporte informático, sob pena de a sua obra figurar no catálogo sem curriculum. As obras deverão ser entregues em condições de serem expostas e incluir os necessários acessórios para o efeito.

Obras a apresentar a concurso
 
As obras a concurso e os seus respectivos Boletins deverão ser entregues de 09 a 14 de Junho de 2008 e por conta dos artistas concorrentes.

Local de Entrega:
Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande (Pavilhão 1)
Boavista - Marinha Grande
 
Horários de Entrega:
De 09 a 14 de Junho - entre as 9h e as 12h30, e as 14h e as 19h.
- Os trabalhos enviados por via aérea, marítima ou ferroviária, a partir do estrangeiro, deverão ser dirigidos à Câmara Municipal da Marinha Grande.

A Organização da Bienal não se responsabilizará por danos, perdas, estragos, roubos ou outras imprevistas situações até à recepção das obras no local acima referido. Da recepção das obras até à data limite da sua devolução será feito um seguro conforme o valor indicado no Boletim de Inscrição.

Das obras entregues a concurso será passado um recibo - o duplicado do Boletim de Inscrição - servindo o mesmo para o levantamento das mesmas.

As obras seleccionadas pelo Júri farão parte do catálogo da Bienal. Os artistas admitidos à exposição terão direito a um exemplar grátis.

Todas as obras de carácter precário ou efémero deverão ser montadas pelo seu autor na data da entrega, no espaço da exposição - o mesmo sucedendo quanto ao seu levantamento, caso as obras não sejam admitidas. Nos casos de admissão, a sua remontagem no local definitivo, assim como a sua desmontagem para o seu levantamento no final da exposição deverá ser assistida e orientada pelo autor.

Será atribuído o “Prémio Pintor Fernando de Azevedo” Grande Prémio da Bienal - no valor indivisível de 10 000 € (dez mil euros), sujeitos a imposto legal ficando a obra premiada a pertencer à Câmara Municipal da Marinha Grande. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,517,773