"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NOVA ESCOLA DE ARTES DE SINES

A Câmara Municipal de Sines inaugura, no dia 25 de Abril, às 18h00, na antiga estação de caminhos-de-ferro, a nova Escola das Artes de Sines.


A Câmara Municipal de Sines inaugura, no dia 25 de Abril, às 18h00, na antiga estação de caminhos-de-ferro, a nova Escola das Artes de Sines.

A música é o primeiro serviço da escola a avançar, com um trimestre de experiência piloto entre 5 de Maio e o final de Julho e início das actividades curriculares em Setembro. No futuro, o projecto pretende estender-se a outras artes (dança, teatro, artes plásticas, etc.) e transformar-se-á num centro artístico de âmbito regional.

A inauguração do equipamento contará com dois pequenos concertos. O recital de Ana Paula Rodrigues (canto) e Jenny Silvestre (cravo) representa a música clássica. Os futuros professores / assessores da escola Vasco Agostinho (guitarra), João Maurílio (piano), Paulo Perfeito (trombone), Rui Teixeira (saxofone), Zé Eduardo (contrabaixo), Manuela Lopes (voz) e Sónia Cabrita (bateria) representam o jazz através da realização de uma “jam session”.

Para instalar o serviço de música foi adaptada a antiga estação de caminhos-de-ferro da cidade, o edifício mais notável construído em Sines na primeira metade do séc. XX (inaugurado em 1936), da autoria do arquitecto Ernesto Korrodi. Será feita uma candidatura ao QREN 2007-2013 para a construção de um edifício de raiz que albergue, em nologias aplicadas à música - gravação, edição, masterização, electrónica, etc.). No curso livre, o programa é adequado ao perfil do aluno e não há pré-requisitos. Nos cursos curriculares (clássico e jazz) o programa tem um plano de estudos com objectivos para cada nível e grau.

Além dos cursos, cujas actividades lectivas têm lugar na antiga estação, realizam-se actividades complementares em outros locais, nomeadamente no Centro de Artes de Sines. Estas actividades são, neste momento, a musicoterapia (intervenção terapêutica através da música) e a massagem e música para bebés (massagem do bebé com intervenção terapêutica musical, para pais e filhos).

A escola é servida de biblioteca, fonoteca, sala para conjunto instrumental e gravação, salas de estudo, salas individuais para aulas de instrumento e sala para aulas teóricas de conjunto. Os alunos do curso de Música e Tecnologia terão como área de trabalho uma régie e uma sala de gravação.

A escola tem um corpo docente de formação superior e a perspectiva é a sua acreditação pelo Ministério da Educação e inclusão na rede de escolas no campo das artes.

A escola já conta com mais de 100 matriculados, mas as inscrições continuam abertas, em permanência, durante o trimestre de experiência-piloto.

Mais informações sobre a escola no site www.sines.pt ou através do telefone 919280835 e do email eas@mun-sines.pt.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,518,011