"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

II GREEN DAY

O Colégio Inglês do Porto promove no próximo dia 18 de Abril o II Green Day. Será um dia inteiro dedicado às questões Ambientais.

O Colégio Inglês do Porto promove no próximo dia 18 de Abril o II Green Day. Será um dia inteiro dedicado às questões Ambientais. Esta iniciativa vem dar continuidade ao projecto iniciado no ano passado, com uma campanha de reciclagem abrangente, alertando as consciências para a necessidade de adoptar um comportamento amigo do Ambiente. De modo e para tornar mais visível esta iniciativa, estudantes, professores e auxiliares da acção educativa deverão envergar pelo menos duas peças de roupa verde, como forma de comemoração do segundo ano do Green Day. 

O dia começa com uma conferência da Lipor, onde será abordado o processo, a importância e as consequências da reciclagem. O consumo excessivo de água, assim como a pressão da sociedade que nos motiva para a compra permanente de roupa e outros bens são outros dos temas a ser trabalhos nesta conferência inicial. Outra matéria a abordar será a Energia e as Energias Renováveis, sob o lema ‘Salvar a Energia’.

O Eco-show começará pelas 15h00 e será uma forma única de celebrar o ambiente e, simultaneamente, chamar a atenção para as questões ambientais que a todos dizem respeito.

Seguidamente, os alunos irão, em grupos distintos, desenvolver um conjunto de actividades sempre relacionadas com a temática ambiental: uma visita à Lipor (Programa de reciclagem), energias renováveis, tratamento de água e hidroelectricidade, visita a Central Hidroeléctrica concurso de moda, onde as roupas velhas darão corpo a novas tendências, é no fundo uma nova utilização daquilo que já colocamos de parte, actuação de uma banda cujos instrumentos são produzidos à base de materiais recicláveis, concurso de arte de materiais recicláveis, produção de biocombustíveis, produção de um vídeo ecológico, para alertar os jovens alunos em relação à importância das questões ambientais e investigação sobre os custos de todo o processo eléctrico. Outra actividade a mencionar será o facto dos alunos pensarem em propostas de negócio com preocupações ambientais que irão apresentar a três administradores da área financeira (esta ideia surge de um programa muito popular no Reino Unido, intitulado Dragon’s Den).

Alguns alunos irão mesmo envolver-se com a comunidade, partindo para a rua e entregando às pessoas uma lâmpada de baixo consumo em troca de uma promessa amiga do ambiente: Mudar alguns dos seus hábitos diários (use um saco reutilizável, reduza a temperatura da sua máquina de lavar, etc.). Os alunos vão dar ainda informação sobre como é que as pessoas podem poupar dinheiro na sua factura de electricidade e reduzir as emissões de carbono. 

Um outro grupo irá para a Foz falar com o pequeno comércio efectuando uma eco análise do impacto da sua actividade no meio ambiente e irão atribuir um eco prémio (ouro, prata e bronze), em função da actuação deste no dia-a-dia. Tentarão, igualmente, definir futuros alvos para próximas campanhas. 

No final do dia os alunos irão juntar-se e expor o seu dia aos estudantes mais jovens, que entretanto estiveram envolvidos em várias actividades: fashion show, teatro, exposição de arte e actuação musical, possivelmente irão tocar temas dos Green Day.

Com esta iniciativa o Colégio Inglês do Porto, que tem já estabelecida uma política ambiental, espera poder ser reconhecido com a Bandeira Verde e tornar-se assim numa Eco-Escola. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,517,628