"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FMM SINES

Três projectos musicais programados para o Festival Músicas do Mundo, que decorre em Sines e Porto Covo entre 17 e 26 de Julho, venceram as suas categorias na edição 2008 dos Prémios de World Music da BBC Radio 3.

Três projectos musicais programados para o Festival Músicas do Mundo, que decorre em Sines e Porto Covo entre 17 e 26 de Julho, venceram as suas categorias na edição 2008 dos Prémios de World Music da BBC Radio 3.

Os prémios, anunciados dia 11 de Abril, coroaram Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba (Mali) como melhor grupo africano, Juldeh Camara & Justin Adams (Gâmbia / Reino Unido) como melhor projecto de Cruzamento de Culturas e Andy Palacio and The Garifuna Collective (Belize) como o melhor grupo do continente americano.

A vitória africana de Bassekou Kouyaté acumula com o prémio de melhor disco de 2007 ("Segu Blue"), que já tinha sido anunciado no final do ano passado. Dia 17 de Julho, este antigo músico de Ali Farka Touré sobe ao palco com o seu quarteto de "ngoni" (tipo de alaúde africano) para um espectáculo de "blues" malianos assente no seu disco premiado.

Juldeh Camara, vocalista e mestre do"riti", violino de uma corda tocado por toda a África Ocidental, e Justin Adams, guitarrista de Robert Plant e produtor de três discos dos Tinariwen, estão em Sines dia 23 de Julho com outro dos melhores discos de fusão do ano, "Soul Science".

Andy Palacio, uma das grandes apostas para a programação do FMM 2008, faleceu inesperadamente em Janeiro, mas a sua música e a sua memória não deixarão de estar em Sines, dia 20 de Julho, através da sua banda, The Garifuna Collective, que organizou um espectáculo de tributo ao excepcional músico do Belize.

Também vencedores nos prémios agora anunciados foram a cabo-verdiana Mayra Andrade (revelação do ano) e o argelino Rachid Taha (melhor músico do Médio Oriente / Norte de África). Mayra fez a sua estreia em Portugal na edição de 2006 do festival e Rachid foi uma das figuras do FMM 2007.

Francis Falceto, criador da monumental série de música Ethiopiques, presente em Sines também em 2007 com o mestre da música etíope Mahmoud Ahmed, foi considerado "world shaker", pelo seu contributo para a divulgação das músicas do mundo.

Mais informações
www.fmm.com.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,517,993