"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

UNILEVER LEVA JOVENS DE TODO O MUNDO A EXPOR NA TATE MODERN

Um dos maiores projectos internacionais de arte juntou, no passado dia 26 de Março, 22 alunos vindos dos quatro cantos do mundo, que viram a sua criatividade celebrada na inauguração da exposição organizada pelo Unilever Internacional Schools Art Project, na Tate Modern, em Londres.

Um dos maiores projectos internacionais de arte juntou, no passado dia 26 de Março, 22 alunos vindos dos quatro cantos do mundo, que viram a sua criatividade celebrada na inauguração da exposição organizada pelo Unilever Internacional Schools Art Project, na Tate Modern, em Londres.

Os pequenos artistas tiveram, assim, oportunidade de atestar pessoalmente a sensação de ver expostas as suas obras na mais importante galeria de arte moderna no Reino Unido, após conquistarem esse direito num concurso internacional que contou com milhares de participantes. Só em Portugal concorreram 28 trabalhos de diversas escolas, mas apenas Miguel Cruz, de 10 anos, aluno da EB 2,3 Bartolomeu Dias, de Sacavém, foi a Londres ver o seu quadro “Abraço das Diferenças”, na Tate Modern. O jovem português pôde ainda desfrutar de três intensos dias de actividades culturais em Londres, das quais se destacam as visitas ao Victorian & Albert Museum, à Torres de Londres, ao incontornável London Eye e, claro, à Tate Modern.

Sobre o seu trabalho, Miguel é tão despretensioso na arte como no discurso: “No meu quadro estão duas personagens e um espelho que nos reflecte. De um lado pode estar um europeu e do outro, um africano. Apesar das diferenças, se quiserem, podem dar um abraço”, explica.

Os 22 seleccionados pelo júri internacional foram convidados a representar os seus países de acordo com a sua interpretação do tema proposto para este ano: Beauty and Difference: Worlds Apart, inspirado no trabalho de Doris Salcedo, intitulado “Shibboleth”.

“Mais uma vez assistimos a uma diversificada panóplia de trabalhos, incluindo esculturas, pinturas, construções e até curiosas peças sobre novas tecnologias de informação. Os jovens continuam a surpreender-nos com a sua criatividade e talento. Estes trabalhos são, afinal, uma janela para o mundo actual das crianças”, comentou Gavin Neath, Vice-Presidente da Comunicação Global da Unilever, na cerimónia particular de inauguração da exposição.

A inauguração da exposição na Tate Modern foi o culminar do Unilever Internacional Schools Art Project 2007/2008, iniciativa que completa agora a sua sétima edição e que já envolveu por mais de 125 000 crianças, em 45 países.

O projecto educativo desenvolvido pela Unilever em conjunto com a Tate, tem como objectivo encorajar jovens de todo o mundo a pintar, esculpir e criar mediante um determinado mote. O programa de estímulo aos mais novos decorre em paralelo com a Unilever Series, exposição de arte anual presente no Turbine Hall, o emblemático átrio principal da Tate Modern.

A exposição internacional segue agora para o London’s National Theatre, onde ficará aberta ao público de 9 a 27 de Abril de 2008.

A Unilever Jerónimo Martins prepara-se já para participar na edição 2008/2009 do UISAP, pelo que brevemente anunciará às escolas portuguesas, através do seu site corporativo, o tema escolhido para a 8ª edição.


 “Abraço das Diferenças”, Miguel Cruz, de 10 anos

Notas:
1. O Unilever Internacional Schools Art Project, actualmente na sétima edição, reflecte o compromisso da Unilever com a criatividade, vitalidade, arte e educação.
2. O UISAP tem estado ligado à Unilever Series, a exposição anual de renome mundial na Tate Modern, que acontece desde o ano 2000. Em 2007, a Unilever anunciou que continuará a patrocinar a Unilever Series nos próximos cinco anos, incluindo uma exposição em 2012.
3. Para mais informações e para consultar o projecto deste ano e dos anos anteriores, visite a página: www.unilever.com/uisap
4. A mostra de Doris Salcedo é o oitavo trabalho da Unilever Series  no Turbine Hall da Tate Modern e estará patente até dia 6 de Abril de 2008.
5. De seguida a exposição desloca-se para o Lyttleton Theatre Exhibition Space, no Nacional Theatre, em Londres, onde estará aberta ao público entre 9 e 27 de Abril.  

Para mais informações sobre:
• Unilever International Schools Art Project :
http://www.unilever.com/ourvalues/environment-society/case-studies/education/unilever-international-schools-art-project.asp

• The Unilever Series ou sobre a obra “Shibboleth” de Doris Salcedo:
http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions/dorissalcedo/default.shtm

Sobre a Unilever Jerónimo Martins:
A Unilever Jerónimo Martins, Lda. é o resultado de uma parceria de quase 60 anos entre a Unilever e Jerónimo Martins. Produz, nas suas quatro unidades fabris localizadas em Sacavém, Sta.Iria de Azóia e Abrantes, e/ou comercializa marcas tão familiares dos Portugueses como Vaqueiro, Becel, Planta, Gallo, Lipton, Knorr, Olá, Skip, Sun, Cif, Organics, Dove, Axe ou Rexona entre outras. A missão da Unilever Jerónimo Martins, Lda. é dar mais vitalidade à vida satisfazendo as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidado pessoal com marcas que ajudam as pessoas a sentirem-se bem, bonitas e a aproveitarem o máximo da vida.
www.unilever-jm.com

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,519,043