Notícias
"MAIS BRAGA... NA ROTA DAS FREGUESIAS"
Um programa interdisciplinar e transversal que visa a promoção interna do território concelhio, incidindo, assim, na divulgação das freguesias que constituem o Município de Braga.
Iniciativa "Mais Braga …Na Rota das Freguesias"
pretende levar população da cidade aos aglomerados menos urbanos
MUNICÍPIO QUER MOSTRAR BRAGA AOS BRACARENSES
O Presidente da Câmara Municipal de Braga e a Vereadora que tutela o Gabinete de Apoio às Freguesias apresentaram hoje a iniciativa “Mais Braga …Na Rota das Freguesias”, um programa interdisciplinar e transversal que visa a promoção interna do território concelhio, incidindo, assim, na divulgação das freguesias que constituem o Município de Braga.
O programa – que se inicia a 29 de Março e se prolonga até 5 de Julho – pretende ser «um contributo para a promoção da coesão territorial, fomentando em simultâneo a interacção das populações, socorrendo-se para tal do património construído, riqueza cultural e ambiental, dinâmica associativa e movimento desportivo como suportes de divulgação».
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, «“Mais Braga” assenta no pressuposto de que a referência a tão importante topónimo não pode remeter apenas para uma cidade enquanto espaço urbano contínuo, mas sim para um significativo conjunto de aglomerados populacionais com história, vida, costumes e património próprios, sejam mais rurais ou mais urbanos».
Esta acção – que se consubstancia em dois projectos: “Na Rota das Freguesias” e “Jogos Sem Limites” – quer «dar a conhecer Braga aos Bracarenses, esbatendo o esquecimento a que as realidades locais são muitas vezes votadas», sublinhou Mesquita Machado.
«Se no ano passado procuramos trazer ao centro da cidade o que é possível mostrar da nossa realidade concelhia, desta feita queremos que os concidadãos da área urbana se desloquem até às freguesias e apreciem “in loco” essa mesma realidade», explicou a Vereadora Ana Paula Morais.
«Em 2007, através da Feira das Freguesias, realizada na Avenida Central, a Câmara Municipal e as autarquias locais mostraram aos bracarenses algum do seu vasto e riquíssimo património, fazendo igualmente prova do desenvolvimento que têm sofrido nos últimos 30 anos; em 2008, em parceria com as freguesias, propomos um modelo inverso: levar os concidadãos residentes na área urbana a conhecer os aglomerados populacionais fora do centro mais urbano», fez questão de reafirmar Mesquita Machado.
Se os “Jogos Sem Limites” (escalada, carreira de tiro, arco, zarabatana, pressão-de-ar e marcador, jogos tradicionais, estafeta-sem-fronteiras, questões de cultura geral e provas de habilidade desportiva…) se dirigem particularmente à população mais jovem, já a “Rota das Freguesias” apela à participação de todos os bracarenses «que sintam vontade de conhecer melhor o seu concelho e as suas riquezas naturais e construídas».
O programa, que envolve particularmente o Gabinete Municipal de Apoio às Freguesias e o Pelouro da Juventude e que regista a colaboração do grupo “Synergia” do Centro Jovem de Santo Adrião, tem a sua parte mais substancial agendada para os sábados, de 29 de Março a 5 de Julho deste ano.
Os “Jogos Sem Limites” distribuem-se por 14 etapas classificativas e uma final, sendo que cada classificativa consiste numa competição entre 4/5 Juntas de Freguesia.
Em cada etapa são feitos 10 jogos/actividades, com pontuações de 1 a 5 pontos cada jogo: 1.º resultado – 5 pontos; 2.º resultado – 4 pontos; 3.º resultado – 3 pontos; 4.º resultado – 2 pontos; 5.º resultado – 1 ponto.
A final consiste numa competição entre as 14 Juntas de Freguesia vencedoras, dia em que se encontram todos os participantes.
Para participar nestas acções, os interessados devem formalizar a sua inscrição no Posto Municipal de Turismo (Avenida Central, telef. 253 262 550, Filomena Alves) ou no Gabinete de Apoio à Vereadora “das Freguesias” (Convento do Pópulo, 253 203 150, Manuela Ferreira).