"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"ALUNOS EM COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA"

Várias centenas de alunos e professores do ensino secundário de todo o país vão concentrar-se em Vila Nova de Famalicão no próximo dia 9 de Abril para participar no intercâmbio “Alunos em Comunicação Matemática”, uma iniciativa promovida pela Universidade Lusíada em colaboração com a Câmara Municipal.

Matemática junta alunos e professores de todo o país em Famalicão
Encontro decorre no próximo dia 9 de Abril na Universidade Lusíada

Várias centenas de alunos e professores do ensino secundário de todo o país vão concentrar-se em Vila Nova de Famalicão no próximo dia 9 de Abril para participar no intercâmbio “Alunos em Comunicação Matemática”, uma iniciativa promovida pela Universidade Lusíada em colaboração com a Câmara Municipal.

O encontro que tem como um dos objectivos principais reforçar e fomentar as relações entre alunos e professores desenvolvendo, ao mesmo tempo, o gosto e o interesse pela matemática decorre na Universidade Lusíada e conta com a promoção de diversas actividades como exposições, palestras e a simulação de congressos científicos em que os alunos apresentam as suas comunicações.

Entre as várias actividades destaque para palestra proferida pelo professor Jaime Carvalho e Silva do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e coordenador das equipas autoras dos programas de matemática do ensino secundário. Subordinada ao tema “Matemática na II Guerra Mundial”, a palestra incide um dos períodos mais trágicos da História da Humanidade, a II Guerra Mundial, que decorreu entre 1939 e 1945, e provocou a morte de milhões de pessoas. Muita da matemática utilizada então só foi divulgada muitos anos mais tarde, por razões de segurança. Hoje pode fazer-se um balanço bastante detalhado dessa participação. Serão passadas em revista temas como: as mulheres computadoras e o aparecimento dos primeiros computadores; os códigos secretos e o papel do matemático Alan Turing; a programação linear e o matemático George Dantzig; as cónicas e a detecção da rota dos submarinos inimigos. A palestra está marcada para as 21h30, do dia 9, no Salão Nobre da Universidade Lusíada e a entrada é gratuita.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, a Matemática para além de ser “a mais antiga e fundamental de todas as ciências é também uma das áreas mais fascinantes do conhecimento”. “O seu estudo constitui não só um desafio, mas é também a fonte central na resolução de problemas de todas as áreas de conhecimento”, acrescenta o autarca. Apesar da sua importância, Armindo Costa diz que a matemática é uma “disciplina muitas vezes menosprezada pelos alunos, dada a sua complexidade”. “É precisamente para contrariar esta tendência que a Câmara Municipal está a cooperar com a Universidade Lusíada na promoção deste encontro de Matemática”, justifica o edil famalicense.

O intercâmbio tem ainda como objectivos estabelecer a relação entre os saberes teóricos adquiridos e a sua aplicação prática; desenvolver nos alunos atitudes de iniciativa, autonomia e criatividade; incentivar o espírito crítico e de investigação; promover o desenvolvimento da comunicação, cooperação e solidariedade e promover a partilha de saberes e de experiências educativas, entre alunos de escolas de concelhos diferentes, entre outros.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,518,520