Notícias
ESCOLA DAS ARTES DE SINES
A Câmara Municipal de Sines vai inaugurar, em Abril, na antiga estação de caminhos-de-ferro, a nova Escola das Artes de Sines, visando no futuro um projecto artístico mais amplo para servir a região em que se integra.
A Câmara Municipal de Sines vai inaugurar, em Abril, na antiga estação de caminhos-de-ferro, a nova Escola das Artes de Sines, visando no futuro um projecto artístico mais amplo para servir a região em que se integra. A música é o primeiro serviço a avançar, com um trimestre de experiência piloto entre Maio e Julho e o início das actividades curriculares em Setembro. Futuramente, serão desenvolvidas actividades de formação em outras áreas artísticas, nomeadamente a dança, o teatro e as artes plásticas.
O Serviço de Música da novde estudo (disponíveis para o aluno em horário alargado), salas individuais para aulas de instrumento e uma sala para aulas teóricas de conjunto.
Os alunos poderão ainda enriquecer o seu currículo mediante actividades complementares, como a participação em actividades instrumentais de grupo, conferências, seminários, concertos, “workshops” audições.
Fazem parte do corpo docente da escola um conjunto de professores habilitados, com reconhecimento nacional e internacional.
Cursos abertos
Estão abertos no Serviço de Música da Escola das Artes de Sines o curso de jazz, o curso de música clássica, o curso livre, o curso infantil (jazz e clássico) e o curso de música e tecnologia.
Através da frequência do curso de jazz, o aluno irá desenvolver a prática da improvisação e será capaz de comunicar as suas ideias musicais dentro dessa linguagem.
O curso de música clássica tem como objectivo dotar o aluno de competências ao nível da música erudita. Será dado um particular ênfase à preparação de repertório idiomático específico e ao desempenho instrumental a solo e de grupo.
O curso livre destina-se a qualquer género musical, com opção de um pacote para pais e filhos.
O curso infantil tem as opções clássica e jazz.
O cs ao nível da música erudita. Será dado um particular ênfase à preparação de repertório idiomático específico e ao desempenho instrumental a solo e de grupo. Alunos terão como área de trabalho uma “régie” e uma sala de gravação.
No curso livre, o programa é adequado ao perfil do aluno e não há pré-requisitos.
Nos cursos curriculares (clássico e jazz), o programa tem um plano de estudos com objectivos para cada nível e grau. Os alunos deverão realizar uma prova de acesso, com o objectivo de integrar o aluno no nível mais adequado aos seus conhecimentos.
Actividades complementares
Além dos cursos, cujas actividades lectivas têm lugar na antiga estação, realizam-se actividades complementares noutros locais, nomeadamente no Centro de Artes de Sines. Estas actividades são, neste momento, a musicoterapia (intervenção terapêutica através da música) e a massagem e música para bebés (massagem do bebé com intervenção terapêutica musical, para pais e filhos).
Inscrições
As pré-inscrições para o trimestre de experiência piloto estão abertas, na recepção do Centro de Artes de Sines, até 5 de Abril. O período de inscrições e matrículas definitivas decorre a partir de 7 de Abril. As aulas começam no dia 5 de Maio. A abertura dos cursos está dependente do número de inscrições.
Os alunos devem acompanhar o estudo do instrumento (que deverão escolher no acto de inscrição) com a disciplina de Teoria e Prática Geral da Música e com aulas de conjunto instrumental.
Para mais informações:
girp@mun-sines.pt ou o telefone 269 630 665