Notícias
PALESTRA PARA ALUNOS DA ANTERO DE QUENTAL
Autarca da Povoação profere palestra para Alunos da Antero de Quental. O Presidente e os Vereadores a tempo inteiro da Câmara Municipal da Povoação receberam hoje, dia 14 de Março, os alunos do 1º e 3º anos dos cursos do PROFIJ III – Técnicos Comerciais e Técnicos Administrativos de Gestão - da Escola Secundária Antero de Quental, para uma palestra sobre a história da Povoação e sobre o desenvolvimento turístico e socioeconómico do município povoacense, no âmbito do Plano de Actividades Anual desta escola de Ponta Delgada.
Autarca da Povoação profere palestra para Alunos da Antero de Quental
O Presidente e os Vereadores a tempo inteiro da Câmara Municipal da Povoação receberam hoje, dia 14 de Março, os alunos do 1º e 3º anos dos cursos do PROFIJ III – Técnicos Comerciais e Técnicos Administrativos de Gestão - da Escola Secundária Antero de Quental, para uma palestra sobre a história da Povoação e sobre o desenvolvimento turístico e socioeconómico do município povoacense, no âmbito do Plano de Actividades Anual desta escola de Ponta Delgada.
Na ocasião o edil, Francisco Álvares, referiu a “importância de conhecer a história do nosso concelho”, explicando a história em torno do descobrimento e povoamento de São Miguel e necessariamente da Povoação. “A Povoação deve o seu nome, como sabem, ao facto de ter sido o primeiro povoado da ilha de S. Miguel”.
Francisco Álvares deu também a conhecer os ciclos socioeconómicos que marcaram as várias épocas desde o povoamento como as principais fonte de riqueza do concelho e da ilha, destacando destes o dos cereais, período em que a Povoação ficou conhecida por “Celeiro da ilha”; o da produção de citrinos, designadamente da laranja; o da agropecuária e, agora nos nossos dias, o do turismo.
O Presidente explicou que o município da Povoação possui enormes recursos endógenos que fazem do concelho um ponto de atracção turístico único e diferente de todos os outros. Aliás, segundo o mesmo, é pela diferença que o concelho marca pontos em relação aos outros. E na essência desta questão estão por exemplo a maior rede de trilhos homologada da região, o cozido das Furnas, as fôfas e os bolos lêvedos, a exposição de camélias, as belezas naturais que não se encontram em outros locais, entre outros. Estes factores são mais-valias acrescentadas que promovem e desenvolvem o concelho económica e turisticamente.