Notícias
EGG PARADE
O júri decidiu, por unanimidade, aceitar a concurso todas as obras apresentadas pelas diferentes escolas, tendo em conta a grande qualidade e criatividade artística demonstrada. E deliberou por unanimidade atribuir três prémios e duas menções honrosas.
O júri do concurso Egg Parade, composto pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Património e Turismo do Município de Gaia, Mário Dorminsky, pelo Arquitecto e Vereador do Município de Gaia, artista plástico (pintor) e vice-presidente dos Artistas de Gaia Jorge Patrício, pelo presidente dos Artistas de Gaia, jornalista e artista plástico (pintor) Agostinho Santos e pela artista plástica (pintora) e docente de educação visual Isabel Mourão Alves, reuniu na Casa da Cultura/Casa Barbot pelas 11 horas do dia 13 de Março de 2008 para analisar os trabalhos concorrentes e que integram a exposição "Egg Parade".
O júri decidiu, por unanimidade, aceitar a concurso todas as obras apresentadas pelas diferentes escolas, tendo em conta a grande qualidade e criatividade artística demonstrada. E deliberou por unanimidade atribuir três prémios e duas menções honrosas:
1º Prémio
"Cyber Egg" – Colégio Internato dos Carvalhos (alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Departamento de Expressões e Artes/Educação Tecnológica).
O Júri considerou o "Cyber Egg" o melhor ovo, onde sobressaem as novas tecnologias num contexto de criatividade, revelando a busca da escolha dos materiais que vai ao encontro do contexto pretendido como projecto.
2º Prémio
"Exclusão" - Escola de EB 2/3 de Santa Marinha
O Júri considerou "Exclusão" como o segundo melhor ovo, representando o espírito crítico e a preocupação perante a sociedade actual, com temas da actualidade patentes nos títulos "Violência doméstica originou 24 homicídios no ano passado", "O desemprego aumentou 29% em apenas três anos" ou "Pobreza atinge crianças e idoso", entre outros, além de conjugar diferentes técnicas utilizadas, o que resulta num trabalho de carácter diversificado.
3º Prémio
(sem título) - Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves - Valadares
O Júri considerou este trabalho como terceiro melhor ovo, destacando que se trata de uma obra com uma extrema dimensão propositiva no campo da reflexão, dos fundamentos utilizados como o espírito infantil: o lúdico, a brincadeira, o poético, através da utilização da diversidade cromática equilibrada e bem integrada, que nos faz recuar à infância.
Menção Honrosa
(sem título) - Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves - Valadares
As razões da atribuição prendem-se com a utilização de diferentes materiais, inclusive matérias recicláveis, o que lhe dá uma forma e composição que resultou em termos artísticos. Resulta também uma manifestação cultural, no uso de tonalidades e mistura de materiais.
Menção Honrosa
"O Orgulho da Cidade" - Colégio Internato dos Carvalhos (alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Departamento de Expressões e Artes/Educação Tecnológica).
Foi destacada a sua componente naif, com utilização de materiais diversificados, o que resultou numa harmonia cromática e temática tendo em conta a utilização de elementos e detalhes de forte ligação ao Concelho de Vila Nova de Gaia.