"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"REC" VENCE FANTAS

O filme "REC", dos espanhóis Jaume Balagueró e Paco Plaza venceu o Grande Prémio do XXVIII Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, anunciou a organização do certame.

O filme "REC", dos espanhóis Jaume Balagueró e Paco Plaza venceu o Grande Prémio do XXVIII Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, anunciou a organização do certame. 

Aplaudido durante mais de cinco minutos por um público entusiasmado, o vencedor do Grande Prémio Fantasporto 2008 de Cinema Fantástico, "REC", que é campeão de bilheteira em Itália, venceu também o Prémio do Público.

Esta ficção sobre directos televisivos que acaba numa arrepiante história de terror, tem já distribuição garantida em Portugal.

A Semana dos Realizadores, este ano na sua 18º edição, foi ganha por "Opium - Diary of a Madwoman" de Janos Szasz (Hun), que ganhou também, o Prémio Manoel de Oliveira, atribuído pela primeira vez.

O filme húngaro foi ainda galardoado com o Prémio de Melhor Actriz, pela excepcional interpretação de Kirsti Stubo.

O ambiente prisional dos hospitais psiquiátricos de início de século e a obsessão entre doentes e médicos serve de pano de fundo a esta história de loucura e paixão, e que tem distribuição comercial assegurada em Portugal.

No palmarés do festival destaca-se o facto de o cinema português voltar a ser premiado no Fantasporto, com a atribuição de um Prémio Especial do Júri da Semana dos Realizadores ao cineasta Bruno de Almeida.

Este realizador, que foi lançado pelo Fantasporto com "A Dívida" e que consolidou a carreira internacional com "Em Fuga", obteve o galardão com "The Lovebirds", um mosaico de histórias centradas em Lisboa, com actores como Michael Imperioli e John Ventimiglia (ambos da série norte-americana "Os Sopranos"), Ana Padrão, Rogério Samora, Fernando Lopes e Joe Berardo, entre outros.

Na Secção Oficial de Cinema Fantástico, o cinema espanhol triunfa em toda a linha, com os prémios obtidos por "El Orfanato" de Juan António Bayona, com produção de Guillermo del Toro, e "La Habitacion de Fermat" de Rodrigo Sopea e Luis Piedrahita.

"El Orfanato" ganhou o prémio para a Melhor Realização e Melhor Actriz, pelo desempenho de Belén Rueda.

"La Habitación de Fermat" arrecadou o prémio de Melhor Argumento e venceu prémio Mélis de Prata do Fantasporto 2008, apesar de ser a obra de estreia dos jovens realizadores Rodrigo Sopea e Luís Piedrahita.

Também o cinema dinamarquês, alvo de uma retrospectiva nesta edição do Fantas, viu o seu filme "How to Get Rid of Others", de Anders Klarlund, receber o significativo Prémio Especial do Júri de Cinema Fantástico.

Trata-se de uma ficção politicamente incorrecta mas perigosamente próxima de nós, sobre um mundo onde o Estado se livra de todos os indesejáveis, artistas, estrangeiros ou marginais.

Já a Secção Oficial Orient Express distinguiu com o Prémio de Melhor Filme, o filme "Triangle" dos consagrados cineastas de Hong Kong, Ringo Lam, Johnnie To e Tsui Hark, uma brilhante coreografia de acção e artes marciais em três histórias que se cruzam em Hong Kong.

O Prémio Especial do Júri Orient Express recaiu em "Breath", do conhecido realizador sul-coreano Kim Ki Duk, uma revisão do tema da Primavera, Outono, Inverno e Verão, com base numa história de amor entre um presidiário e uma dona de casa desesperada que tudo faz para tornar a cela num espaço de liberdade e evasão. 


 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,523,194