Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER, EM OEIRAS
Visitar gratuitamente o Centro de Arte Manuel de Brito (CAMB), ir ao teatro ou fazer um rastreio cardiovascular são algumas das propostas dirigidas a todas as mulheres que quiserem comemorar o seu Dia Internacional em Oeiras.
Visitar gratuitamente o Centro de Arte Manuel de Brito (CAMB), ir ao teatro ou fazer um rastreio cardiovascular são algumas das propostas dirigidas a todas as mulheres que quiserem comemorar o seu Dia Internacional em Oeiras.
No dia 8 de Março, todas as mulheres têm entrada gratuita no CAMB, em Algés, no qual estão patentes duas exposições: Anos 70 e António Dacosta – exposição antológica. O horário é das 11H30 às 18H00.
Duas peças de teatro, onde as mulheres são o tema central, terão lugar nesse dia:
A peça “Felizmente, não é Natal” sobe ao palco do Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, às 16H30, para uma sessão aberta gratuitamente ao público. Protagonizada por Lourdes Norberto e Manuela Maria, do elenco desta peça fazem também parte os actores Paula Lobo Antunes e Álvaro Faria. A Direcção é de Celso Cleto.
Esta comédia do autor catalão Carlos Alberola fala-nos de duas mulheres que residem num lar de terceira idade, partilhando o mesmo quarto e nele vivendo as suas deliciosas e por vezes dramáticas histórias.
“Meias de Seda”, uma co-produção da Companhia de Actores com o Teatro Independente de Oeiras (TIO), estreia neste dia, às 21H00, nas instalações do TIO, localizadas no Edifício Parque Oceano, em Santo Amaro de Oeiras (na avenida Marginal, ao lado do Mc´Donalds).
Esta peça consiste numa apresentação performática onde a música popular brasileira e a poesia de Fernando Pessoa se misturam na voz da intérprete Valéria Carvalho. Acompanhada pelos músicos Virgílio Gomes na guitarra e João Ferreira na percussão, iniciam o mergulho num universo contagiante onde a música, o gesto e a palavra invadem os sentidos. A Direcção Artística é de António Terra e a Direcção Musical, de Guilherme Inês.
Um tributo à mulher, onde a actriz interpreta várias personagens femininas (da dona de casa à prostituta) sempre com uma forte carga imagética ao longo do espectáculo, retratando realidades contrastantes.
Refira-se que “Meias de seda” será apresentada ao público durante o mês de Março, ao domingo (dias 9, 16, 23 e 30 de Março), as 21H00, no mesmo local.
No Dia Internacional da Mulher haverá rastreios cardiovasculares, entre as 10H00 e as 13H00, no Passeio Marítimo de Oeiras, junto à praia de Santo Amaro. Esta iniciativa é realizada pela a Fundação Portuguesa de Cardiologia, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Os rastreios vão ser realizados por equipas constituídas por enfermeiras e nutricionistas, que vão fazer as avaliações técnicas e respectivo aconselhamento.
Através desta iniciativa será possível conhecer o nível de colesterol total no sangue, a pressão arterial, o índice de massa corporal (peso e a altura) e ainda o perímetro abdominal.
Também a Junta de Freguesia de Algés, presidida por uma mulher, realiza neste dia várias actividades especialmente dedicadas às mulheres. De manhã, entre as 10H00 e as 11H00, serão oferecidas flores às vendedoras do Mercado Municipal. A oferta de flores a muitas outras mulheres continuará até à hora do almoço, com uma distribuição que passará pelo Comércio da Baixa de Algés e pelo Centro Comercial Dolce Vita, em Miraflores.
Quem aproveitar este dia para visitar o CAMB, terá também oportunidade de assistir, às 16H00, na Sala Polivalente deste Centro, a uma concerto da Banda de Música da Liga dos Amigos de Castelo Novo e a momentos de poesia com acompanhamento de piano por Olga Maksimovna Almeida de Brito.