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MUSEU FERROVIÁRIO DE LOUSADO

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, assina protocolo para a transferência da gestão do Museu Ferroviário de Lousado e do Núcleo Museológico de Nine, que actualmente estão sob a alçada da Fundação Museu Ferroviário Nacional, para a Câmara Municipal de Famalicão.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, assina protocolo para a transferência da gestão do Museu Ferroviário de Lousado e do Núcleo Museológico de Nine, que actualmente estão sob a alçada da Fundação Museu Ferroviário Nacional, para a Câmara Municipal de Famalicão.

Com a assinatura do protocolo, a Câmara de Famalicão assume a responsabilidade da gestão e funcionamento do Museu Ferroviário de Lousado, incumbindo-se também de assegurar a coordenação técnica e a sua promoção. O Museu Ferroviário de Lousado é a única estrutura no género em funcionamento existente no País – e uma das mais qualificadas a nível ibérico e europeu.

Refira-se que o Museu Ferroviário de Lousado é visitado por cerca de sete mil pessoas por ano, acolhendo visitantes de todo o mundo. Em Lousado, nas antigas instalações das oficinas ferroviárias, agora restauradas, estão em exposição, máquinas, carruagens e outros materiais, que são peças únicas da história da ferrovia nacional e europeia. É este acervo histórico e museológico que agora é transferido da Fundação Museu Ferroviário Nacional para o município de Vila Nova de Famalicão.

Os Caminhos de Ferro em Lousado

No Museu Ferroviário de Lousado pode encontrar-se um rico e vasto património, o qual se destaca de forma impar pela diversidade e qualidade ao nível nacional, mas também e muito orgulhosamente além fronteiras. Na sua exposição de material circulante que se encontra organizada cronologicamente podem encontra-se comboios de diferentes tipos.

De passageiros do período entre 1874 e 1906; misto do período 1874 e 1906; de mercadorias, período entre 1888 e 1928; comboio de luxo de 1931. Construído entre 1875 e 1965, todo este conjunto de equipamento e maquinaria é oriundo de oito companhias, tendo sido adquirido em seis países, a treze construtores.

Da rica colecção museológica, pode destacar-se por exemplo o material rebocado (carruagens) de fabrico italiano (as primeiras que vieram para a Península Ibérica), bem representas pelo Salão Presidencial SEyf 5 o seu mais belo exemplar, onde viajaram alguns dos Presidentes da Republica de Portugal. Foi construído em Nápoles em 1931.

De destacar também a carruagem Posto Médico, de 1874, testemunho de um dos aspectos importantes na vida das empresas e para o bom funcionamento dos serviços, concretamente a área dos serviços de saúde prestados aos empregados no local de trabalho.

Realce para a grua rolante da Companhia Nacional, construída pela Baume & Marpent em 1887, ano de abertura da Linha do Tua, onde esteve ao serviço afecta ao comboio-socorro, até meados da década de 90 do século passado.

A Automotora ME 7 que se encontra no museu reflecte o esforço da CP para colmatar a falta de meios nas linhas de Via Estreita, durante a 2ª Guerra Mundial, construída em Lisboa em 1948.

A este museu ficará para sempre associada a figura de Armando Ginestal Machado pioneiro na defesa e salvaguarda desta memória colectiva que sempre valorizou e defendeu.

O Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado é ainda exemplar ao nível da qualidade do trabalho arquitectónico realizado na conversão para fins museológicos destes edifícios, dos materiais utilizados e da recuperação dos equipamentos oficinais.

O conjunto oficinal apresenta diferentes secções especializadas, tais como máquinas-ferramentas para o fabrico e reparação de peças, forja, carpintaria e serração, bem como o correspondente conjunto de engenhos de fabrico e fornecimento de energia, transmitida aos equipamentos por intermédio de sistemas, aéreo, e de fosso, de eixos e correias. Trata-se de um conjunto impar nesta área da arqueologia industrial em Portugal.

Este é assim um museu vivo que nos ajuda a conhecer e compreender não só a história do caminho-de-ferro em Portugal como todos os contextos sociais, políticos e económicos dos últimos séculos no nosso país e na Europa, sendo a evolução do caminho-de-ferro disso testemunho. É uma aula ao vivo de sensações e sentimentos que nos transportam a diferentes lugares, que nos contam a história das diferentes regiões de um país e das suas pessoas.

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