"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DVD–PROJECT EM PORTUGAL

DVD-Project chega a Portugal coordenado por AntiFrame. A convocatória encontra-se aberta a videoartistas até ao dia 29 de Fevereiro/08.

 
FILOSOFIA DO PROJECTO

DVD – Project
(www.dvdproject.org) é um projecto de videoarte internacional organizado por Stichting Idee-Fixe (IDFX). Foi criado com a intenção de divulgar videoarte emergente e experimental, como plataforma democrática e acessível sobretudo a novos artistas que se agrupam num núcleo amplo, variado e internacional, onde podem apresentar e vender a sua obra a um preço muito acessível. Os vídeos serão vendidos numa edição limitada de 100 cópias por um preço de 50 Euros por obra, numa caixa desenhada e assinada pelo próprio artista. Todos os vídeos terão uma duração de 3 a 10 minutos e serão criados exclusivamente para este projecto.

Depois de ter sido organizado com êxito em Stichting Idee-Fixe (Breda/Holanda), Verein für Original Radierung (Munique/Alemanha), Spunk Seipel (Berlim/Alemanha), Espacio Menosuno (Madrid/Espanha) e, posteriormente, exibido no LOOP – Festival de Barcelona (Barcelona/Espanha); o projecto chega a Portugal (Porto e Lisboa).

COORDENADORES DO PROJECTO

Stichting Idee-Fixe (http://idfx.nl) é um colectivo com mais de 10 anos que se dedica a vários projectos subsidiados pelo estado holandês. Para além de organizarem exposições, eventos em espaços industriais e organizar festivais, como o famoso Buitenfilm, de cinema série B, a sua principal actividade são as intervenções / instalações visuais e sonoras em espaços públicos.

COORDENAÇÃO EM PORTUGAL

A coordenação portuguesa está a cargo da Secção de Curadoria do AntiFrame – Independent Curating Project (http://antiframe.wordpress.com), um projecto internacional, de divulgação curatorial de projectos artísticos. AntiFrame conta com a colaboração de dois espaços expositivos de referência que irão receber os 10 vídeos portugueses. As suas excelentes programações, habituaram-nos a considerá-los uma verdadeira alternativa ao panorama cultural, mais institucionalizado, vigente em Portugal.

  • Maus Hábitos, no Porto. 11 a 27 de Abril de 2008.

“Desde a inauguração, os Maus Hábitos produziram e mostraram produções de outros. Trouxemos pessoas à deserta baixa do Porto. Fizemos formação de novos públicos através das exposições e espectáculos apresentados. E promovemos o debate. Nascido no contexto da iniciativa Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, em parceria com Roterdão, o projecto Maus Hábitos pretende contribuir para que perdure e se renove a curiosidade então desperta no público em geral (...) Para o que será da maior importância o estabelecimento de laços sólidos com parceiros estrangeiros, como temos vindo a fazer, nomeadamente com Roterdão (projecto MORGEN), Barcelona (Feira NEW ART) ou Hannover (projecto TRANS_HÁBITOS). No seu quinto ano de vida, o projecto Maus Hábitos amadureceu, vem afinando o rumo e sobretudo, abriu-se ao mundo, internacionalizou-se. ” in www.maushabitos.com

  • Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. 2 a 24 de Maio de 2008

“Projecto conjunto das livrarias Eterno Retorno e Ler Devagar, a Fábrica de Braço de Prata é uma livraria com 12 salas e 3 ateliês que ocupam uma área de 700m?. Construído em 1908 para ser uma fábrica de material de guerra o grande edifício do Poço do Bispo transformou-se num centro de cultura com cinema, ateliês, galerias de arte, salas e concertos e livrarias.” in www.bracodeprata.org

Deste modo, os artistas portugueses seleccionados, para além de exporem nos Maus Hábitos (Porto) e na Fábrica Braço de Prata (Lisboa), irão juntar-se à trajectória expositiva internacional do DVD – Project, que já conta com os seguintes videoartistas (Holanda, Alemanha e Espanha):

Thomas Bakker / Julia Benkert / Karin Brunnermeier / Felix Buiks / Jan van den Dobbelsteen / Charlotte Desaga / Sonja Engelhardt / Felix M. Gaigl / Loek Grootjans / Andrea Hanak / Hendrik –Xs / Roderik Hietbrink / Sabine Jelinek / Christian Keinstar / Christoph Kern / Oliver Kunkel / Yvonne Leinfelder / M+M München / Marisa Maza / Vincent Oudendijk / Paradies Production / Oliver Pietsch / Lucinda Miranda Santos / Marco Schuler / Stefanie Senge / Koos Siep / Nikolaus Steglich / Wolfgang Stehle / Isabel Theiler / Bas van den Hurk / Reinaart Vanhoe / Veronika Veit / Wouter Verhoeven / Sergio Ojeda / Félix Fernández / Alberto Chinchón / Esther Achaerandio / Fernando Arrocha y Ángela Cuadra / Unai Requejo / Laurita Siles / Izaskun Álvarez / Mario Gutiérrez / Maite Camacho.

Os vídeos portugueses seleccionados serão integrados nas próximas amostras internacionais, já em preparação, comissariadas por: Lucía Cavalchini em Itália, Betania Lorenzo, na Argentina, Nathalie Brother na Suécia, Fernando Llanos no México e Daniel González no Brasil. Nos dias 23 e 24 de Abril de 2008 DVD – Project estará presente, já com a representação portuguesa, no Espacio Digital Gran Canaria.

COMO PARTICIPAR

Envio de vídeos (DVD), com uma duração de 3 a 10 minutos (temática livre), sinopse e dados pessoais para:

Cláudia Camacho (DVD-Project)
Apartado 108
2736-180 Cacém

Data limite de envio: 29 de Fevereiro.

Saída de Resultados em: http://antiframe.wordpress.com no dia 4 de Março.
 

MAIS INFORMAÇÕES
AntiFrame – Independent Curating Project
Cláudia Camacho (Secção Curadoria)
91 856 54 16
antiframe@gmail.com
http://antiframe.wordpress.com

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,523,364