Notícias
SEMANA SANTA DE BRAGA
A Comissão Organizadora das Solenidades da Semana Santa de Braga, um dos momentos religioso-profanos que melhor identifica a cidade no contexto nacional e internacional, apresentou o programa da edição deste ano, que se prolonga pelos meses de Fevereiro e Março.
JÁ TEM PROGRAMA DE SOLENIDADES
A Comissão Organizadora das Solenidades da Semana Santa de Braga, um dos momentos religioso-profanos que melhor identifica a cidade no contexto nacional e internacional, apresentou o programa da edição deste ano, que se prolonga pelos meses de Fevereiro e Março.
No calendário litúrgico do ano cristão, o ciclo da Páscoa, que tem o seu ponto alto na Semana Santa, celebra «o mistério central da morte e ressurreição de Cristo, também conhecido por mistério pascal ou mistério da redenção».
Além da Câmara Municipal de Braga, integram a Comissão Organizadora o Cabido da Catedral, Região de Turismo Verde Minho, Irmandade da Misericórdia, Associação Comercial de Braga e a Irmandade de Santa Cruz.
A música clássica, coral e polifónica, impõe-se no programa cultural agora tornado público, que se inicia a 22 de Fevereiro com um concerto de órgão de Giampaolo di Rosa, na catedral, e continua a 29 com a actuação do Coro e Orquestra da Associação da Sinfonieta de Braga, na igreja de São Paulo.
O Coro Polifónico e a Orquestra “Sine Nomine” da Lapa, do Porto, apresentam, a 7 de Março, na igreja do Hospital, a “Missa da Coroação” e a “Sonata de Chiesa”, de Mozart; e a “Paixão de Jesus segundo São João”, de Ferreira do Santos, esta em primeira audição absoluta.
No dia seguinte (8), na igreja de São Vítor, apresenta-se o Coral Polifónico del Centro Artistico Sportivo de Ponteareas, e a 14 de Março, na Sé, ouve-se a Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
A “Capella Musical de Santa Cruz” abre a Semana Santa (17 de Março) com a interpretação de “Dominga de Ramos conforme o Rito Bracarense”, obra de autor anónimo do século XVIII para coro, solista e órgão.
O Coro da Sé Catedral do Porto, com orquestra e solistas, traz a esta Semana Santa de Braga o “Requiem alemão” de J. Brahms, num concerto que acontece a 18 de Março e merece o patrocínio das duas maiores superfícies comerciais da cidade.
À música associa-se ainda, neste programa, um conjunto de exposições de temática religiosa, designadamente “Semana Santa em Braga” (fotografia), “O oratório na família” (exposição de oratórios), “Sofrer em Ti” (pintura de Ricardo Campos), “Ecce Agnus Dei” (fotografia de Rodrigo Lima e Hugo Delgado), “A Cruz Redentora”, “Este é o Segredo!...” (pintura de Casanova) e “Semana Santa – o Nosso Olhar” (fotografia de Carlos Ribeiro).
Mais informação:
www.semanasantabraga.com