"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CONCURSO NACIONAL DE TEXTOS DE AMOR

Ana Rita da Silva Freitas Rocha, de Algueirão, foi a grande vencedora do Concurso Nacional de Textos de Amor do Museu Nacional da Imprensa. A sua prosa “Si j'étais restée” arrecadou um fim-de-semana na Madeira para duas pessoas, num romântico hotel de cinco estrelas.

Ana Rita da Silva Freitas Rocha, de Algueirão, foi a grande vencedora do Concurso Nacional de Textos de Amor do Museu Nacional da Imprensa. A sua prosa “Si j'étais restée” arrecadou um fim-de-semana na Madeira para duas pessoas, num romântico hotel de cinco estrelas.

“A aula de descer abismos” de Susana Cristina Marques Santos, de Matarraque, recebeu o segundo prémio tendo o terceiro sido atribuído ao poema “Hoje” de Susana Isabel Pacheco Martins, de Faro. Os segundo e terceiro classificados ganham, respectivamente, uma estadia na Casa da Calçada em Amarante e um cruzeiro Porto/Pinhão no Douro.

A grande qualidade dos textos em prosa e poesia, levou o júri do concurso a atribuir ainda onze Menções Honrosas: Filipe Alexandre Madaleno Luís (Lisboa) com “Fã de ti”; Hugo Filipe de Oliveira Lopes (Queijas/Oeiras) com “Entrelaças” e “Dançamos”; Jorge Augusto dos Santos Pópulos (Rio Tinto/Gondomar) com “Ao Vento”; Luís Fernando Dias de Oliveira (Calvão/Aveiro) com “À mesa contigo Amor”; Márcia Cristina da Silva Leite Gonçalves (Vale de Cambra/Aveiro) com “Vou fazer-te uma confidência”; Maria José Neves Magalhães (Lisboa) com “Dois” e Sofia Margarida Mesquita Tiago Sobral Ramos (Coimbra) com “Chove”.

Os prémios e respectivos diplomas foram entregues numa sessão pública realizada esta tarde e que contou com as presenças da Directora Regional da Cultura do Norte, em representação da Ministra da Cultura, e do Vereador da Cultura da C.M.Porto.

Promovido anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, o concurso, é dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país e premeia os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa.

O Museu da cidade do Porto, pretende com esta iniciativa, começada em 2001, motivar a escrita de textos de carácter amoroso e divulgar alguns dos nossos melhores escritores líricos.

O júri do concurso é constituído pelo jornalista e escritor Manuel António Pina, por Pires Laranjeira, professor de Literatura na Universidade de Coimbra e pelo director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.

A edição 2007 foi a mais participada de sempre, tendo o Museu recebido mais de meio milhar de textos de amor. Os textos premiados poderão ser vistos no museu virtual da imprensa em http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress a partir de amanhã, dia 30.

O Concurso Nacional de Textos de Amor contou com os patrocínios de: SATA Internacional, Pestana Hotels & Resorts Madeira, Casa da Calçada - Hotel de Charme e DouroAzul; e com os apoios do Jornal de Notícias e O Primeiro de Janeiro.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,523,239