"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEMÁTIKA 2008 PREPARA ARRANQUE NO AÇOR ARENA

O único pavilhão multiusos dos Açores - Açor Arena – situado em Vila Franca do Campo vai receber a partir de Março o projecto Temátika 2008.

O único pavilhão multiusos dos Açores - Açor Arena – situado em Vila Franca do Campo vai receber a partir de Março o projecto Temátika 2008. Trata-se um evento que irá decorrer até ao final do ano contemplando a realização de várias feiras temáticas associadas a mais de 40 eventos âncora nas mais diferentes áreas de negócio que passam por conferências, desfiles, exposições, workshops, música, animação, gastronomia e iniciativas comerciais.

Presentemente já estão abertas as inscrições para as três primeiras feiras que se realizam no mês de Março, prometendo um arranque em grande com as segundas edições da Expo Imóvel e da Expo Auto e a primeira edição da Expo Construção. Esta programação surge no seguimento da realização de algumas feiras temáticas durante 2007 numa parceria entre a ISL e o Coliseu Micaelense. Esta primeira experiência serviu para perceber os caminhos a traçar para o futuro neste sector de actividade. Assim, nasce uma nova aposta, com base na mesma equipa que promoveu as feiras sectoriais em 2007, enquadrada num projecto mais alargado através da marca Temátika 2008 envolvendo a Açor Arena, a Única e a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

A Temátika 2008 vai ter uma programação bastante alargada, estando neste momento a organização a finalizar os conteúdos dos eventos para o segundo semestre e, em simultâneo, concluir vários protocolos de parceria que vão permitir a execução deste projecto, considerado estratégico para o desenvolvimento comercial do sector das feiras nos Açores. Toda a programação vai ser divulgada em breve pela organização.

AÇOR ARENA, ÚNICO NOS AÇORES

O novo multiusos de Vila Franca do Campo assume a responsabilidade de ser o primeiro do género construído de raiz nos Açores. A estrutura foi pensada para receber eventos de todas as áreas em recinto coberto, utilizando a mais avançada tecnologia e soluções modernas de concepção de espaços do género, acompanhando as tendências e critérios já utilizados noutras estruturas na Europa.

No primeiro nível podemos encontrar um parque de estacionamento com 150 lugares cobertos. Os diferentes acessos e a existência de uma sala com todas as infra-estruturas necessárias implementadas, permite a sua utilização para eventos até 1000 pessoas, bem como para exposições e apresentações. Esta sala tem uma área de 1300m2.

No nível intermédio, entrada do equipamento, desenvolve-se o átrio, instalações sanitárias, bilheteira, gestão e segurança e bar. Esta zona tem 650m2 e é nela que se implementa o controlo de acessos e a distribuição do público para as bancadas e restantes zonas de eventos. Neste nível podemos encontrar também a nave central com capacidade para 2500 pessoas (1800 m2) e dotada de todos os sistemas de apoio para eventos, assentes na mais avançada tecnologia possível. A nave central conta ainda com o apoio de 2 balneários para atletas com 90 m2, 2 balneários para árbitros e organização com 30 m2, 1 camarim de grupo com 50 m2, gabinete e posto médico com 25 m2, backstage com 230 m2, copa de banquetes com capacidade para 1000 refeições, 2 gabinetes 40 m2, sala de imprensa e formação com 90 m2/50 pessoas, instalações sanitárias 230 m2, armazém 230 m2 e régie de televisão e rádio. No átrio exterior é de realçar a presença de uma área convertível em anfiteatro com capacidade para 500 pessoas 1500 m2 + 800 m2 e de uma área arborizada com percursos pedonais e cafetaria.

No nível 3 podemos encontrar as galerias de distribuição de espectadores, podendo acomodar 1000 espectadores em bancadas amovíveis e automatizadas, bem como um bar de apoio e um parque de estacionamento exterior para 50 automóveis.

Estamos perante um complexo que compreende uma área coberta de construção de 5300 m2 e uma área total de intervenção de 14000 m2, o que resulta na maior estrutura coberta multiusos existente nos Açores.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,523,776