Notícias
ESCOLAS VISITAM TEATRO
Nos dias 14, 15, 21, 22 e 23 de Janeiro o Teatro do Montemuro vai receber cerca de 360 crianças e jovens, no espaço Cultural da companhia o Espaço Montemuro, na pequena aldeia de Campo Benfeito no sopé da Serra do Montemuro, para assistir aos espectáculos “Mãos Grandes”, e “Amor”, as duas mais recentes produções desta companhia profissional.
Nos dias 14, 15, 21, 22 e 23 de Janeiro o Teatro do Montemuro vai receber cerca de 360 crianças e jovens, no espaço Cultural da companhia o Espaço Montemuro, na pequena aldeia de Campo Benfeito no sopé da Serra do Montemuro, para assistir aos espectáculos “Mãos Grandes”, e “Amor”, as duas mais recentes produções desta companhia profissional.
Cumprindo mais uma vez o objectivo de formação/ sensibilização de novos públicos para o Teatro, esta Companhia, promove sessões escolares na sua aldeia sede, a um preço simbólico de 1€ por pessoa.
Este preço mínimo, tem como objectivo promover a ideia de que o teatro é um bem e têm valor comercial como qualquer outro produto cultural.
A ideia não é nova, todos os anos, desde 2001 pelo mês de Janeiro a aldeia de Campo Benfeito, toda ela, recebe estas excursões que são preparadas com quatro a três meses de antecedência, com convites a todas a as escolas do distrito.
No entanto por limitação de datas, indisponibilidade de transporte, e algumas vezes desinteresse por parte dos docentes, nem todos os concelhos e escolas aderem à iniciativa, ainda assim a afluência é boa, sete escolas, entre elas básicas, de ensino secundário e profissional, de Castro Daire, Torredeita, Seia, Lamego, S. Pedro do Sul, St.ª Cruz da Trapa, vão animar a aldeia normalmente apenas povoada pelos cerca de 60 habitantes locais.
Os alunos têm oportunidade de visitar para além do teatro após o espectáculo, a cooperativa local de artesanato “As Capuchinhas” e toda a aldeia, recentemente classificada pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia.
Para além de conhecerem os espectáculos do Teatro do Montemuro, a visita ao local permite conhecer as diferentes áreas de trabalho, desde a luminotécnica, som, carpintaria, produção, tomando a consciência que a criação artística, e nomeadamente a criação teatral é fruto da criatividade mas também de muita sistematização e preserverança e constante formação dos recursos humanos.
A mais valia, é conhecer o Teatro, e neste caso como é possível fazê-lo de modo profissional e com sucesso nacional, numa pequena aldeia isolada do interior de Portugal.
Nos anos anteriores esta acção tem tido bastante resultado, do qual a equipa do Teatro Montemuro só retém estímulos positivos. Os alunos por auto iniciativa, inscreve-se na base de dados da companhia a fim de receberem noticias regulares, muitos deles tornam-se público regular aquando da visita da companhia aos centros culturais das suas vilas e cidade.
Sendo a primeira experiência com o teatro para alguns dos alunos, a companhia congratula-se habitualmente em saber pelos mesmos, que afinal “O Teatro não é uma seca!”, quando o resultado é este , sabe-se: Missão cumprida!
Teatro do Montemuro: Identidade Cultural
O Teatro Regional da Serra do Montemuro nasceu em 1990, produto do encontro entre artistas locais, nacionais e internacionais, na pequena aldeia de Campo Benfeito, no alto da Serra do Montemuro. Uma das características principais da companhia em termos artísticos é a sua forte aposta na criação de textos originais, inspirados no mundo à sua volta. As peças são concebidas num processo colectivo que une actores, escritores, encenadores, cenógrafos e compositores na criação destes espectáculos. O teatro do TRSM inspira-se na cultura popular, desde as máscaras de Lazarim até aos Santos Populares e do cinema mudo até ao fado, sem nunca criar espectáculos “fáceis” ou condescendentes. É um teatro contemporâneo, com as suas raízes fortemente e assumidamente no meio rural e com a sua actividade em todo território nacional e cada vez mais no palco Europeu. O texto tem uma função fundamental. Somos em primeiro lugar contadores de histórias. A linha narrativa é o esqueleto de todo o nosso trabalho. Mas o texto e a palavra não são a única linguagem dos nossos espectáculos, nem a principal. Cenários, figurinos, máscaras, música, emoção: tudo faz parte de uma linguagem teatral complexa, que fala para públicos muito diferentes, permitindo que cada espectador se relaciona com a peça ao nível que lhe convém e que lhe satisfaz. O que mais distingue o Teatro do Montemuro em termos artísticos é a entrega e a energia dos seus actores. O seu estilo de representação é fisicamente e emocionalmente desgastante para os actores que impressionam pela sua união em palco, pela sua capacidade de desdobramento de personagens e pela sua forte presença. Sendo uma companhia do meio rural somos por obrigação e por vocação uma companhia itinerante. Um dos atributos que nos distingue é a nossa capacidade de apresentar um espectáculo em quase qualquer sítio. Apresentamos os mesmos espectáculos um dia na Culturgest, ou no CCB em Lisboa, ao outro numa associação na Beira Baixa e ou num salão paroquial na Serra do Gerês e com o mesmo rigor.
TEATRO DO MONTEMURO
T: (+351) 254 689 352 / 597
F: (+351) 254 689 488
teatromontemuro@gmail.com
www.teatrodomontemuro.com
http://lobosnofojo.blogspot.com