Notícias
CIMEIRA IBÉRICA DE BRAGA 2008
A cidade de Braga acolhe nos próximos dias uma reunião de trabalho das governações de Portugal e Espanha, sessão ao mais alto nível tutelada pelo Primeiro-Ministro José Sócrates e pelo Presidente José Luis Zapatero.
A cidade de Braga acolhe nos próximos dias uma reunião de trabalho das governações de Portugal e Espanha, sessão ao mais alto nível tutelada pelo Primeiro-Ministro José Sócrates e pelo Presidente José Luis Zapatero.
Independentemente dos assuntos que vão marcar a agenda desta cimeira e das deliberações que daí vão resultar, a Presidência do Município de Braga não pode deixar de se congratular com a realização nesta cidade de tão relevante encontro das administrações ibéricas.
Historicamente enformada numa relação exemplar com os povos vizinhos, Braga e a sua região continuam a fazer jus a esse passado, assumindo-se, como tal, palco privilegiado para o trabalho diplomático que também a governação de hoje impõe.
Aos líderes governamentais e aos titulares das várias pastas da administração pública que participam nesta reunião, mais não se deseja, pois, que o máximo êxito nas conversações e decisões a tomar.
Esta cimeira, sendo mais um momento para a afirmação da cidade no contexto internacional, assume particular relevo para Braga, porquanto nela se enquadra o simbólico início da execução do Laboratório Internacional de Nanotecnologia, investimento repartido que, estamos certos, vai marcar profundamente a região.
De facto, esta unidade de investigação de amplitude universal dita o caminho que a excelente massa crítica e o corpo académico que integram o tecido social bracarense procurava.
O Laboratório Internacional de Nanotecnologia – considera-se – vai ser um pólo catalizador de múltiplos investimentos mais ou menos conexos, servindo de farol a muito do trabalho de investigação que já hoje se faz em Braga, como no país ou nas fronteiras próximas.
Por outras razões, mormente daquelas que vão implicar também com os interesses do concelho, sobre as quais não se afigura oportuna alguma expressão pública, mas particularmente pelo simbólico avanço desta unidade internacional de “i&d”, a Cimeira Ibérica 2008 é já um grande êxito para Braga, para o qual a Presidência do Município se orgulha de ter contribuído.
Obviamente, tais resultados nunca teriam sido possíveis sem a estratégica visão e determinação política do Governo português, que, em boa hora, soube provar ao seu homólogo ibérico o equilíbrio e pertinência das suas propostas, desde logo a realização desta reunião de trabalho na histórica “capital da Galécia”, o que se agradece.