Notícias
LEYA
'LEYA' é o nome do novo grupo editorial que foi apresentado no passado dia 7 de Janeiro e que instituirá o maior Prémio Literário de língua portuguesa.
'LEYA' é o nome do novo grupo editorial que foi apresentado no passado dia 7 de Janeiro e que instituirá o maior Prémio Literário de língua portuguesa.
Realizou-se no Centro de Congressos do Estoril, a apresentação do novo grupo editorial formado pelas editoras ASA, CAMINHO, DOM QUIXOTE, GAILIVRO, NDJIRA, NOVAGAIA, NZILA e TEXTO.
LEYA é a nova marca deste Grupo de Editoras que nasce com a ambição de despertar as múltiplas geografias da alma lusófona.
Com apenas 4 letras, a marca LEYA tem a equidistância linguística necessária para ser aceite como um português universal e não como um português luso.
Nesta nova marca “quando o i se espreguiça abre os braços e transforma-se em Y”, simbolizando um Grupo que, “com um i de braços abertos”, se abre à multiplicidade cultural da língua portuguesa.
LEYA representa assim, o supra português (tal como Accenture ou Google são o supra inglês) do mundo das marcas.
LEYA é uma marca com a grandiosidade da alma portuguesa, mas engravidada de um sentido que a consegue transportar do mundo linguístico dos homens para o mundo da linguagem das marcas.
Na mesma ocasião foi igualmente anunciada a instituição, pelo grupo, do Prémio LEYA de Romance, no valor de 100.000 euros, o maior prémio literário de língua portuguesa a ser atribuído a uma só obra inédita. O vencedor do Prémio LEYA de Romance 2008 será anunciado na próxima Feira Internacional do Livro de Frankfurt (15-19 de Outubro). Com isto pretende o Grupo LEYA afirmar uma das suas vocações – actuar em todos os grandes centros mundiais como paladino dos escritores e das literaturas de língua portuguesa.