Notícias
"O HOMEM QUE VIVEU DUAS VEZES"
O romance de estreia de Carlos Machado, “O Homem que viveu duas vezes” é editado pela Presença. A obra conquistou em 2006 o Prémio Literário Alves Redol.
O romance de estreia de Carlos Machado, “O Homem que viveu duas vezes” é editado pela Presença. A obra conquistou em 2006 o Prémio Literário Alves Redol.
Com uma história de amor como pano de fundo de toda a trama, este romance de época e de lugar desenrolado no concelho de Montalegre, para além do descritivo de modos de vida peculiares e de uma certa ideologia reinante é, fundamentalmente, uma reflexão sobre a procura de identidade dos personagens, da identificação dos sentimentos e do sentido das palavras.
Nomes que se cruzam, fisionomias que se parecem, palavras com significados diversos, corpos que se trocam e reviravoltas constantes são os ingredientes para a busca da identidade que conforta cada ser humano, em cada instante.
A obra, editada pela Presença, arrebatou o Prémio Literário Alves Redol, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em 2006 e foi considerada pelo júri como “um romance que conjuga muito bem três vectores narrativos fundamentais. Por um lado o amor como potência mobilizadora da acção das personagens principais. Por outro, a reconstrução das atmosferas locais do interior do país. Finalmente, a saga de uma família, a qual permite dar acesso ao conhecimento de realidades e de circunstâncias epocais que, de certo modo, nos identificam a todos nós como portugueses”.
Para o escritor, Carlos Machado, “o reconhecimento conferido pela atribuição deste prémio literário foi motivo de orgulho e de incentivo”, sendo que este é o seu primeiro romance. Desde já o autor manifesta-se motivado para continuar a explorar esta sua capacidade de escrita antevendo-se futuras novidades.
Nota biográfica
Carlos Machado vive em Lisboa, mas nasceu a 28 de Abril de 1954 na localidade de Venda Nova, em Montalegre. Frequentou o liceu Camões onde teve como professores Virgílio Ferreira e Mário Dionísio. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.