Notícias
UM MILHÃO DE PESSOAS JÁ VISITOU O TEATRO DE VILA REAL
Dia 19 de Dezembro de 2007, menos de quatro anos depois de ser inaugurado, o Teatro de Vila Real registou o seu milionésimo visitante. Os contadores electrónicos instalados nos diversos acessos ao Teatro assinalaram ao final do dia um total de um milhão de visitantes desde 19 de Março de 2004.
Dia 19 de Dezembro de 2007, menos de quatro anos depois de ser inaugurado, o Teatro de Vila Real registou o seu milionésimo visitante. Os contadores electrónicos instalados nos diversos acessos ao Teatro assinalaram ao final do dia um total de um milhão de visitantes desde 19 de Março de 2004.
Fruto das suas múltiplas valências e de uma programação intensa e variada, o Teatro de Vila Real apresentou-se desde cedo como um motor incontornável da vida cultural da região, constituindo-se simultaneamente como um eixo importante da vida social vila-realense.
O potencial de atracção deste equipamento cultural assenta nas suas valências arquitectónicas e numa programação regular e diversificada, que registou desde o primeiro ano uma média superior a 1,2 espectáculos por dia (cerca de 400 eventos em cada ano), a que assistiram, até Novembro passado, mais de 258 mil espectadores.
Num trabalho elaborado recentemente pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, da UTAD, intitulado Teatro de Vila Real 2007 – Visão dos Residentes na Região, dava-se conta que cerca de 79% dos habitantes do concelho de Vila Real já estiveram no Teatro de Vila Real, sendo que 97,1% da população tem conhecimento da sua existência. Se alargarmos a análise da sondagem efectuada ao total dos onze concelhos que constituem a área fundamental de influência deste equipamento cultural, verifica-se que 63,5% dos habitantes conhecem o Teatro, sendo que 40% destes já o frequentaram. O estudo mencionado foi levado a cabo com base num protocolo estabelecido entre a Culturval, E. M., empresa municipal que gere o Teatro de Vila Real, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Teatro de Vila Real, inserido na Rede Nacional de Teatros, foi inaugurado a 19 de Março de 2004, tendo sido projectado pelo arquitecto Filipe Oliveira Dias. O complexo é constituído pelo Grande Auditório (com capacidade para 500 espectadores), o Pequeno Auditório (145 lugares), o Auditório Exterior (700 lugares), a Sala de Exposições, o Café-Concerto, a Galeria-Bar, a Oficina das Artes e uma Sala de Ensaios. Dispõe ainda de bares, esplanadas, jardins (confinantes com o Parque do Corgo) e parque de estacionamento. As actividades deste equipamento assentam numa estratégia de diálogo com a Rede Nacional de Teatros e com os principais agentes e produtores nacionais. Para além de uma vasta programação própria nos domínios do teatro, da música, da dança, das novas artes circenses e das exposições, aposta-se também na co-produção de espectáculos com outras entidades regionais e nacionais. Ainda que os fins-de-semana sejam geralmente os momentos altos da programação, o Teatro de Vila Real abre as suas portas todos os dias, com espectáculos no Café-Concerto de segunda a quinta e outros motivos para usufruir deste excelente ponto de encontro que marca o quotidiano da região.