Notícias
CONCERTO DE NATAL CNC
Terá lugar no próximo dia 17 de Dezembro pelas 19h00, na Basílica dos Mártires pelo grupo Coral Cantata Viva. ENTRADA LIVRE.
Advento e Natal 2007
Programa
Veni, Veni, Emanuel .................Anónimo séc. XV
Medieval Carol ........................Ann McKinley
A Maiden Most Gentle...............Trad. França [Arr. Andrew Carter (1939)]
Candlelight Carol......................John Rutter (1945)
Nova, Nova..............................Inglaterra, séc. XIV
Wie soll ich dich empfangen.......J. S. Bach (1685-1750)
Es Ist Ein Ros' Entsprungen........Praetorius (1571-1621)
Do varão nasceu a vara.............Beira Litoral / Lopes-Graça
Linda Noite..............................Trad. Algarve
Natal......................................Trad. Elvas (Arr. M. Sampayo Ribeiro)
Natal......................................Trad. Inglaterra (Arr. de Christopher Bocheman)
Totus Tuus..............................Marco Frisina (1954)
Coral Cantata Viva (Dir. José Rui Fernandes)
Organista - Pedro Fernandes (organista convidado)
NOTAS BIOGRÁFICAS:
Coral CANTATA VIVA – Iniciou a sua actividade em Janeiro de 1995 na cidade de Amora, concelho do Seixal. O seu repertório é constituído por obras de autores clássicos, música litúrgica, música portuguesa, Canções de Natal e versões corais de famosos temas da música ligeira, que tem apresentado nos vários recitais realizados em diversas localidades do nosso país.
Participa frequentemente em intercâmbios e encontros corais, destacando-se a sua participação no Festival Coral Internacional da Costa Azul (1999), realizado no âmbito do Europa Cantat., integrando a realização do Magnificat de J. S. Bach.
Paralelamente à actividade coral, realiza regularmente, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, workshops através dos quais visa proporcionar aos seus elementos e a outros jovens do concelho do Seixal, Formação Musical e Instrumental, dando assim cumprimento a um dos seus objectivos que é contribuir para a dinamização musical do concelho onde está integrado.
É seu maestro José Rui Lopes Fernandes.
JOSÉ RUI FERNANDES – Natural de Bragança, fez os seus estudos musicais no Conservatório Nacional (Lisboa) com os professores Carlos Franco e Katherine Rawdon, prosseguindo a sua formação com o professor Nuno Ivo Cruz na Escola de Superior de Música de Lisboa.
Participou nas Masterclasses de Trevor Wye, Rien de Reede e Thies Roorda em Lisboa; participou também como intérprete de flauta barroca na Masterclasse de Peter Holtslag no curso de música antiga da Casa de Mateus.
Tem-se apresentado em vários recitais integrando duos com piano, órgão, cravo e guitarra. De 1992 a 1996 trabalhou regularmente com a pianista Mariana Cruz, tendo retomado esse trabalho em 2002. Em 1997 formou com o guitarrista Carlos Gutkin o Duo Atlântico, um duo especialmente vocacionado para a interpretação de música ibero-americana, que realizou já numerosos concertos em Portugal e Espanha, sendo um dos representantes nacionais na 4ª Cimeira Mundial do Tango. No âmbito do trabalho deste duo, integra no ano 2000 o grupo Teatrova, no espectáculo Militango.
Dirige o coro Cantata Viva (Amora, Seixal), do qual foi elemento fundador. Para este coro compôs e fez arranjos de diversas obras musicais.
É docente na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha).
PEDRO MIGUEL FERNANDES – Natural de Lisboa, estudou Órgão de Tubos no Conservatório Nacional (Lisboa) com o professor António Duarte.
Com a sua particular especialização em acompanhamento de música litúrgica, tem acompanhado diversos coros por todo o país e em transmissões televisivas da eucaristia dominical.
Leccionou Órgão no Pré-Seminário, em Lisboa.
Participou na gravação integral dos salmos de Ferreira dos Santos
Acompanha o Coral Cantata Viva desde o seu início em 1995.
É licenciado em Química.