"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO VIRIATO PROCURA JOVENS PARA PROJECTO DE TEATRO

O Teatro Viriato está à procura de jovens, entre os 14 e 21 anos, da região de Viseu, para integrarem o projecto PANOS, Palcos Novos Palavras Novas, promovido pela Culturgest e que, no Teatro Viriato vai ser orientado pelo encenador, Graeme Pulleyn. As inscrições para esta terceira edição do projecto estão abertas até ao dia 14 de Dezembro.

O Teatro Viriato está à procura de jovens, entre os 14 e 21 anos, da região de Viseu, para integrarem o projecto PANOS, Palcos Novos Palavras Novas, promovido pela Culturgest e que, no Teatro Viriato vai ser orientado pelo encenador, Graeme Pulleyn. As inscrições para esta terceira edição do projecto estão abertas até ao dia 14 de Dezembro.

Este projecto de teatro para jovens culmina com a integração dos seleccionados na encenação da peça Escudos Humanos, um texto de Patrícia Portela, que relata a história de um grupo de jovens corajosos e idealistas que decidiram agir, que não fugiram ao confronto, embarcando numa longa e perigosa viagem para um país distante na esperança de pararem uma guerra. A peça estreia no Teatro Viriato no próximo ano. 

O Teatro Viriato participa no projecto PANOS pelo terceiro ano consecutivo. Na primeira edição deste projecto, o encenador, Graeme Pulleyn e o grupo de jovens seleccionados trabalharam o texto Cidadania, de Mark Ravenhill e o ano passado a experiência foi repetida com a encenação do Auto do Branco de Neve e os seus machões, de Armando da Silva Carvalho.

//Requisitos
Os jovens não precisam de ter experiência em teatro, mas devem estar interessados em participar numa exploração rigorosa e aprofundada do trabalho do actor. A ficha de inscrição está disponível na bilheteira do Teatro Viriato, entre as 13h00 e as 19h00. A entrega pode ser feita também na bilheteira do Teatro Viriato, por fax (232480111) ou e-mail (geral@teatroviriato.com). A participação neste projecto inclui a frequência de um workshop, entre os dias 17 e 19 de Dezembro, das 15h00 às 18h00, seguindo-se um intenso período de ensaios, entre 4 de Janeiro e 28 de Março, às segundas e sextas, das 18h30 às 20h30.

//Graeme Pulleyn sobre Escudos Humanos
“Querido país e queridos pais. Sentimo-nos forçados a actuar. O mundo um dia será nosso e não podemos deixar que aqueles que hoje são os nossos pais o tratem desta maneira. Partiremos sem demora hoje de madrugada para o país prestes a ser atacado pelo nosso próprio país… Contamos servir de escudos humanos.”

Excerto de Escudos Humanos, de Patrícia Portela

Todos podemos ser actores, no teatro, no mundo, nas nossas vidas. Também actores no sentido do faz-de-conta, de vestir a pele de um outro e fazer coisas que nunca faríamos, mas sobretudo actores no sentido de agir, de fazer e de fazer sentir as nossas opiniões, as nossas preocupações, os nossos ideais. No sentido da acção.

Neste workshop exploramos a história de um grupo de jovens corajosos e idealistas que decidiram agir, que não fugiram ao confronto, embarcando numa longa e perigosa viagem para um país distante na esperança de pararem uma guerra. 

Uma grande aventura. Uma festa. Uma experiência inesquecível.

Se também és aventureira(o) e gostarias de sentir um pouco da adrenalina desta viagem imaginária junta-te a nós. Não precisas de ter experiência prévia, nem sequer um passaporte. O teatro também pode ser uma grande aventura, uma festa, uma experiência inesquecível.

Graeme Pulleyn

//Sobre o PANOS
Inspirado no projecto Shell Connections do National Theatre de Londres, PANOS – Palcos Novos Palavras Novas é um projecto da Culturgest que pretende aliar o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias. A primeira edição do PANOS decorreu no ano lectivo 2005/2006. O Teatro Viriato participou nessa primeira edição com a encenação da peça Cidadania, de Mark Ravenhill e o ano passado repetiu a experiência com a encenação do Auto do Branco de Neve e os seus machões, de Armando da Silva Carvalho.

Este ano, foram colocadas à disposição dos encenadores quatro dramaturgias: Ácido Desoxirribonucleico, de Dennis Kelly (do Connections 2007, traduzida por Jacinto Lucas Pires); Fim de Linha, de Letizia Russo (Connections 2002, publicada na revista nº11 dos Artistas Unidos, em tradução de Pedro Marques); A Vida em Vénus, de Luísa Costa Gomes e Escudos Humanos, de Patrícia Portela.   

Dos 25 grupos/instituições participantes do PANOS que vão trabalhar a encenação dos textos, oito serão escolhidos para apresentar as suas peças na Culturgest. 

Escudos Humanos
De Patrícia Portela
Projecto de teatro para jovens, no âmbito do PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, da Culturgest
Orientado, em Viseu, por Graeme Pulleyn
Faixa etária 14 aos 21 anos
Inscrições até 14 Dez. (selecção das primeiras 10 inscrições)
Workshop 17, 18 e 19 Dez. das 15h00 às 18h00
Ensaios 4 Jan. a 28 Mar. ’ 08, todas as 2ª e 6ª feiras, das 18h30 às 20h30
Estreia Teatro Viriato no próximo ano

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,524,505