"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

LIVROS PORTO EDITORA SOBRE SEXUALIDADE

Já estão nas livrarias as edições distinguidas por grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação e coordenado por Daniel Sampaio. Um dos livros foi considerado como um “dos melhores”.

Já estão nas livrarias as edições distinguidas por grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação e coordenado por Daniel Sampaio. Um dos livros foi considerado como um “dos melhores”.

A colecção de pequenos volumes com o título A Minha Sexualidade e o livro Educar para a Sexualidade, publicados pela Porto Editora, foram distinguidos com a “Classificação Máxima” numa avaliação realizada pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual/Saúde (GTES) coordenado por Daniel Sampaio.

A Porto Editora está a colocar estes livros no mercado, devidamente identificados com um selo autocolante que informa o consumidor daquela classificação, o que constitui um gesto inédito.

Da autoria da sexóloga e pedagoga Jocelyn Robert, a colecção A Minha Sexualidade foi adaptada para língua portuguesa com o apoio técnico-científico da Associação para o Planeamento da Família (APF).

Duarte Vilar, presidente da APF, “congratula-se” com estes resultados, que vêm confirmar também a “maturidade técnica e a experiência de terreno da APF em matéria de educação sexual”. Este responsável afirma que os livros da colecção A Minha Sexualidade “poderão ser utilizados pelos pais e mães, como instrumentos de educação sexual no contexto familiar, mas também pelos professores e educadores na preparação e realização de acções de educação sexual”.

Esta colecção tem três volumes, cada um correspondendo a uma faixa etária: A Minha Sexualidade... até aos 6 anos; A Minha Sexualidade... dos 6 aos 9 anos; e A Minha Sexualidade... dos 9 aos 13 anos.

Tratam-se de livros com uma abordagem descomplexada, uma linguagem objectiva e simples e inúmeras sugestões, sempre tendo em consideração as diferentes etapas de crescimento, que ajudam os pais e educadores a esclarecerem e a acompanharem os mais pequenos na descoberta da sua sexualidade.

“Dos melhores que vi”

O livro Educar Para a Sexualidade, de Helena Alcobia, Alexandra Ribeiro Mendes e Helena Maria Serôdio, foi o outro título da Porto Editora distinguido pelo GTES com a “Classificação Máxima” em todos os parâmetros de avaliação. Aliás, no campo das observações da tabela de registo dos critérios de apreciação pode-se ler um comentário registado por um dos avaliadores: “dos melhores que vi”.

Educar Para a Sexualidade é um manual que serve professores e educadores independentemente da disciplina, procurando assegurar uma Educação Sexual coerente, organizada e transversal. Ao mesmo tempo, este livro oferece um fundamento biológico para que os orientadores de aprendizagem possam compreender e analisar o desenvolvimento psicológico, emocional e comportamental das crianças, adolescentes e adultos no âmbito da sexualidade.

O Grupo de Trabalho de Educação Sexual/Saúde, criado pelo Ministério da Educação com a missão de “propor os parâmetros gerais dos programas de educação sexual em meio escolar, na perspectiva da promoção da saúde”, constituiu uma subcomissão para “proceder à avaliação dos materiais em uso, designadamente os manuais” no âmbito da Educação Sexual no Sistema Educativo. Nessa avaliação, que incidiu sobre 43 livros e nove videogramas, os quatro livros apresentados pela Porto Editora obtiveram a “Classificação Máxima”, resultado da pontuação elevada obtida em todos os parâmetros: informação, organização e método, comunicação e adequação ao público-alvo.

Todos estes livros estão disponíveis nas livrarias já devidamente identificados com a recomendação do GTES.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,524,116