"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"COMO SE VIVERÁ O AMOR EM 3008?"

Cerca de 60 alunos das escolas Infante D. Henrique e Emídio Navarro estão a escrever o guião do projecto artístico que o Teatro Viriato está a desenvolver nos dois estabelecimentos de ensino de Viseu, nas áreas da dança e do teatro. “Como se viverá o amor em 3008?” é a temática escolhida. Os guiões devem ser entregues no Teatro Viriato no dia 5 de Dezembro.

Cerca de 60 alunos das escolas Infante D. Henrique e Emídio Navarro estão a escrever o guião do projecto artístico que o Teatro Viriato está a desenvolver nos dois estabelecimentos de ensino de Viseu, nas áreas da dança e do teatro. “Como se viverá o amor em 3008?” é a temática escolhida. Os guiões devem ser entregues no Teatro Viriato no dia 5 de Dezembro.

A construção das histórias corresponde à primeira fase de um projecto que culmina com a apresentação de uma performance que estreia em Maio de 2008, no Teatro Viriato. Esta apresentação será criada pelas turmas seleccionadas para este projecto, o 6ºC, da Escola Infante D. Henrique e 12ºD, da Escola Secundária Emídio Navarro, sob a orientação artística da actriz e encenadora, Rafaela Santos e do bailarino e coreógrafo, Romulus Neagu, respectivamente. Os guiões estão a ser escritos não só pelos alunos das turmas seleccionadas, mas também por outros alunos, de turmas diferentes, mas do mesmo ano. O projecto do Teatro Viriato será desenvolvido durante todo o ano lectivo 2007/2008, conjugando várias áreas do conhecimento e promovendo a transdisciplinaridade.

A temática foi escolhida depois de uma reunião prévia entre a direcção artística do projecto, os alunos e professores que estão envolvidos nesta iniciativa, cabendo ao director de programação do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro e aos dois artistas envolvidos a decisão final. O objectivo é que os alunos possam projectar no futuro o conceito do Amor, entendido como sentimento, que se manifesta nas relações humanas entre pais e filhos, irmãos, amigos, homem e mulher e entre cada um deles. Como é que se viverão as relações humanas em 3008 no quotidiano ou como é que a tecnologia será utilizada na comunicação entre as pessoas foram duas das questões levantadas para orientar esta reflexão.    

A escolha do guião que será usado na performance será anunciada no início do próximo ano. Decidida a dramaturgia terá início o trabalho artístico, nas áreas da dança e de teatro. Este trabalho decorrerá até Março, no âmbito da disciplina de Área-Projecto. Em Abril começam os ensaios conjuntos com as duas turmas para a construção da performance, que conta com a participação 24 alunos (Infante D. Henrique), com idades entre os 11 e os 14 anos, e, 15 alunos (Escola Emídio Navarro) com idades que rondam os 17 anos e ainda com quatro intérpretes profissionais. Esta performance estreia no dia 1 de Maio de 2008, no Teatro Viriato. Trata-se de uma co-produção do Teatro Viriato e da Companhia Paulo Ribeiro. 

Esta iniciativa retoma um projecto idealizado por Paulo Ribeiro e concretizado na década de 90, em Lisboa. A primeira edição foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian/ACARTE, em Junho de 1990 e a segunda edição decorreu em 1992, por ocasião da Exposição de Sevilha. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,524,840