Notícias
"AINDA HÁ PASTORES?"
Arrecadou, este fim-de-semana, o troféu da secção Transfronteiriça, da 3ª edição do Extrema’D0C, em Cárceres, Espanha. Organizado pela Associação DOCUS EXTREMADURA, o festival centra-se exclusivamente no documentário de autor.
“Ainda há pastores?”, de Jorge Pelicano aumenta “rebanho” de prémios
Galardoado pela terceira vez em Espanha
“Ainda há pastores?” arrecadou, este fim-de-semana, o troféu da secção Transfronteiriça, da 3ª edição do Extrema’D0C, em Cárceres, Espanha. Organizado pela Associação DOCUS EXTREMADURA, o festival centra-se exclusivamente no documentário de autor. Segundo a organização “este evento cultural surge como uma forma mais para incentivar o inventário cultural de Extremadura e Portugal, à volta de um projecto que visa converter a Filmoteca da Extremadura, o Auditorio de Cáceres e outras salas, em espaços para a exibição e concurso da produção documental no âmbito da Península Ibérica, da Europa e da América”. O evento tem como objectivo ser uma alternativa ao que os grandes canais de TV e distribuidoras cinematográficas mostram.
A receber o prémio esteve o realizador Jorge Pelicano, visivelmente satisfeito com o reconhecimento do seu trabalho além fronteiras.
“Ainda há Pastores?” conquista nono prémio
O documentário estreou no Cine’Eco 06, faz sexta-feira, 19 de Outubro, um ano. Conquistou logo o PRÉMIO LUSOFONIA – Melhor obra a concurso, produzida e realizada em país lusófono e uma MENÇÃO HONROSA - Atribuída pelo Júri da Juventude. Em Março é reconhecido na Galiza com o PRÉMIO ATLANTICO – PLAY-DOC (2007), III Festival Internacional de Documentário. Em Abril, ganha o PRÉMIO IMPRENSA – CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS 07. Em Junho passado arrecada o PRÉMIO CORA CORALINA – XI FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiente 07. No início do mês de Outubro foi galardoado com o PRÉMIO ZUMBALLE MELHOR DOCUMENTÁRIO, no Festival MIVICO 07, I Mostra Internacional de Videocreacíons do Condado, Ponteareas Galiza.
Em Outubro de 2007 obteve uma MENÇÃO ESPECIAL no 2º Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México e PRÉMIO GREEN AWARD, EFFN – Environmental Film Festival Network 07, Torino, Itália.
O galardão conquistado no Extrema’DOC é o nono no percurso do documentário.