Notícias
PRÉMIO MASSIMO DUTTI DESIGN
A Massimo Dutti anunciou os trabalhos vencedores das várias categorias da edição 2006/2007 do Prémio Massimo Dutti Design. Os trabalhos premiados fazem parte de uma exposição que a Massimo Dutti oferece à cidade de Lisboa, que ficará patente até 29 de Dezembro e estão incluídos num livro editado pela Massimo Dutti com o tema do prémio de design e com toda a informação sobre esta iniciativa.
Prémio Massimo Dutti Design 2006/07
Massimo Dutti apresenta os projectos vencedores
A Massimo Dutti anunciou os trabalhos vencedores das várias categorias da edição 2006/2007 do Prémio Massimo Dutti Design. Os trabalhos premiados fazem parte de uma exposição que a Massimo Dutti oferece à cidade de Lisboa, que ficará patente até 29 de Dezembro e estão incluídos num livro editado pela Massimo Dutti com o tema do prémio de design e com toda a informação sobre esta iniciativa.
O Júri decidiu premiar:
Categoria Profissionais
Design: Luís Serafim da Silva e Vítor Agostinho
Projecto: CSI – Cones de Sinalização
Descrição: Cones de Sinalização Interior
Materiais: Cones de Sinalização, tecidos e vinil
Dimensões: 50 x 75 x 50cm
Categoria Estudantes Finalistas
Design: Gustavo Fernandes
Escola: ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos
Projecto: In Motion
Descrição: Módulos de arrumação
Materiais: MDF moldado por vácuo, folheado a madeira de faia
Dimensões: 110 x 175 x 70cm
Design: Tânia Silva
Escola: ARCA - Escola Universitária de Artes de Coimbra
Projecto: Os Flutuantes
Descrição: Expositores de roupa
Materiais: Plástico insuflável
Dimensões: 240cm (perna curta), 136 x 36 x 140cm (E.T.), 46 x 12 x 80cm (casulo)
Os trabalhos vencedores das duas categorias da edição 2006/2007 do Prémio Massimo Dutti Design serão apresentados amanhã na cerimónia de inauguração da exposição de projectos seleccionados pelo júri internacional. Os trabalhos premiados na Categoria Profissionais vão receber um prémio no valor de 7.500 euros, enquanto que aos trabalhos distinguidos na categoria Estudantes Finalistas vai ser entregue um prémio de 3.500 euros.
Para além dos 3 projectos premiados pelo Júri, na exposição serão ainda exibidos os 11 projectos finalistas do concurso e o resultado do trabalho de investigação dos Designers Convidados, desta edição, Fernando Brízio e José Manuel Carvalho Araújo, circunscritos à área do design de equipamento e obedecendo ao tema “Organização do Espaço” na tipologia “mobiliário”.
A Exposição vai estar patente de 1 a 29 de Dezembro na Rua Garret nº15, em Lisboa, entre as 11h00 e as 19h30 (encerra às segundas-feiras e aos feriados), com entrada gratuita. Para além da apresentação através da exposição, os projectos dos artistas vencedores desta primeira edição do concurso estão incluídos num Livro, que será lançado também na inauguração da Exposição. Para esta publicação contribuíram textos dos elementos do Júri nacional e internacional.
A opinião do júri
Maria José Amich, Assessora Estratégica e Directora de Marketing e Comunicação do Grupo Regojo, do grupo Regojo, comenta: “ Estamos muito satisfeitos com o resultado desta primeira edição do Prémio Massimo Dutti Design. Recebemos trabalhos muito interessantes de designers profissionais e estudantes finalistas de design, que provam que o design em Portugal está em plena expansão e ao nível de outros mercados europeus. Acreditamos que o desenvolvimento da indústria portuguesa passa pela inovação e o design tem neste processo um papel fundamental. Em linha com os valores da marca Massimo Dutti, este prémio pretende ser um incentivo ao desenvolvimento do design, desta vez com assinatura nacional”.
O Prémio Massimo Dutti Design é uma iniciativa da Massimo Dutti Portugal, com Direcção Curatorial de Guta Moura Guedes e trata-se do primeiro prémio de design industrial em Portugal, organizado por uma empresa privada e com uma estrutura estratégica própria.
Este prémio foi criado com o objectivo de constituir não só um estímulo a novos designers e à produção de novo design em Portugal, mas também como um momento de divulgação e promoção do design português junto do público em geral, da indústria, dos profissionais e dos estudantes de cursos de design.
O Júri que seleccionou e apresentou os projectos premiados é composto por Evaristo Sáenz-Chás (Espanha), Presidente do Júri com voto de qualidade e Director de Imagem e Comunicação - Massimo Dutti Internacional; Maria José Amich (Portugal), Assessora Estratégica e Directora de Marketing e Comunicação do Grupo Regojo; Guta Moura Guedes (Portugal), Directora Curatorial do Prémio Massimo Dutti Design e Presidente da Experimenta; Cristina Morozzi (Itália), Curadora, crítica e jornalista de design; Francisco Capelo (Portugal), Presidente do Conselho de Gestão da Colecção Francisco Capelo Museu do Design; Hansjerg Maier-Aichen (Alemanha), Professor da Universidade de Artes e Design Karlsruhe e fundador da Authentics; Henrique Cayatte (Portugal), Presidente do Centro Português de Design; Renny Ramakers (Holanda), Curadora, historiadora e directora da Droog Design.