Notícias
MOSTRA MUSICAL DO EIXO ATLÂNTICO
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação de municípios do norte de Portugal e da Galiza (Espanha) de que Braga é um dos parceiros fundadores, está a promover a primeira edição da “Mostra Musical do Eixo Atlântico”.
Candidaturas devem ser formalizadas junto dos respectivos municípios
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação de municípios do norte de Portugal e da Galiza (Espanha) de que Braga é um dos parceiros fundadores, está a promover a primeira edição da “Mostra Musical do Eixo Atlântico”.
A iniciativa tem o objectivo de reconhecer, promover, premiar e difundir a prática da música, apoiando todos os intérpretes que, pelo seu valor e interesse, possam contribuir para a difusão do gosto pela música em Portugal e na Galiza, promovendo, assim, a inovação, qualidade, interacção e renovação do panorama musical da euroregião.
A mostra, bienal, tem por destinatários jovens intérpretes que frequentem escolas de música ou conservatórios das cidades-membro do Eixo Atlântico, privilegiando a música clássica e a música “jazz”.
Com sede permanente no concelho galego de Villagarcia de Arosa, desenvolve-se numa fase prévia – a decorrer a 23 e 24 de Fevereiro de 2008, em Vila Real (Portugal), e a 1 e 2 de Março de 2008, na Corunha (Galiza) – e numa fase final – de 15 de Abril a 15 de Maio.
São admitidos candidaturas de solistas ou de grupos constituídos por 3 a 22 membros, no primeiro caso entre os 16 e os 25 anos, e no segundo entre os 12 e os 25 anos.
Cabendo à respectiva cidade a pré-selecção dos seus candidatos, compete aos municípios a formalização da inscrição, sendo que, de acordo com o regulamento, não é admitido qualquer tipo de música gravada ou qualquer suporte electrónico.
Sendo atribuído um único prémio em cada categoria, ele corresponde a 1000 euros para o solista e 2000 euros para o grupo, a que se junta, nos dois casos, uma escultura do Eixo Atlântico.
Cada cidade pode apresentar dois pedidos de participação por categoria e das fases prévias resultará a selecção de um máximo de três finalistas em cada categoria.
Na fase final, os apurados vão interpretar uma obra à sua escolha, com duração máxima de 15 minutos, cujas partituras devem ser entregues com 15 dias de antecedência.
O júri é composto por cinco pessoas eleitas por um secretariado, de entre músicos de reconhecido prestígio.
A Associação de Municípios do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular integra 32 municípios do Norte de Portugal (Braga, Barcelos, Bragança, Chaves, Famalicão, Guimarães, Lamego, Matosinhos, Mirandela, Penafiel, Peso da Régua, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Vila Real) e da Galiza (Barco de Valdeorras, Carballo, Corunha, Ferrol, Lalín, Lugo, Monforte de Lemos, Orense, Pontevedra, Santa Uxia da Ribeira, Santiago de Compostela, Sárria, Verín, Vigo, Villagarcia de Arosa e Viveiro).
Mais informação:
Câmara Municipal de Braga / Cultura
cultura@cm-braga.pt ou 253 203 150