Notícias
DOURO JAZZ
O quinteto do baterista Billy Cobham, num concerto único em Portugal, encerrou no passado dia 20 de Outubro, a quarta edição do Festival Internacional Douro Jazz.
O quinteto do baterista Billy Cobham, num concerto único em Portugal, encerrou no passado dia 20 de Outubro, a quarta edição do Festival Internacional Douro Jazz. Com o Grande Auditório do Teatro de Vila Real esgotado, o concerto contou com espectadores provenientes de todo o território nacional e também de Espanha, que puderam ainda experimentar um Portonic servido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Foi aliás, sob o mote "Jazz em Época de Vindimas" que decorreu uma vez mais o Douro Jazz, em estreita ligação com a região demarcada mais antiga do mundo. É desta ligação que surge também o vinho Douro Jazz, cuja colheita de 2006 foi apresentada durante o período do festival.
Na edição deste ano realizaram-se 37 concertos em cinco localidades: Vila Real, Régua, Bragança, Chaves e S. João da Pesqueira. A recepção do público nos diferentes locais foi entusiástica, com a maioria dos concertos a registarem lotações esgotadas.
Pelos palcos do festival passaram também, entre outros, o célebre saxofonista norte-americano Donald Harrison, o guitarrista brasileiro Diego Figueiredo (segundo classificado este ano no Jazz Guitar Competition do Festival de Montreux) e o virtuoso trio de Edu Miranda.
Tal como em edições anteriores, a programação do festival integrou diversas actividades complementares, como a realização de um workshop de guitarra jazz no Dia Mundial da Música e o lançamento do livro Terra Sem Coroa, do poeta Manuel de Freitas.
A organização do Douro Jazz teve como parceiros, além do Teatro de Vila Real e do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, o Teatro Municipal de Bragança, a Associação Chaves Viva e o Município de S. João da Pesqueira.
O festival tem já datas marcadas para o próximo ano. A abertura do Douro Jazz 2008 ocorrerá a 19 de Setembro, estando o encerramento agendado para o dia 18 de Outubro.